A mais recente pesquisa de intenção de voto sobre a corrida eleitoral em Porto Alegre confirmou a liderança da candidata Luciana Genro, da coligação “É a vez da mudança”(PSOL, PPL, PCB). Ela aparece com 23% dos votos, seguida por Raul Pont (PT) com 18%, Nelson Marchezan Jr (PSDB) com 12% e Sebastião Melo (PMDB) com 10%. Em julho, o Instituto Methodus já apontava a liderança da candidata do PSOL em pesquisa realizada pelo jornal Correio do Povo.
O instituto ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. João Carlos Rodrigues (PMN), Júlio Flores (PSTU) e Mauricio Dziedricki (PTB) aparecem com 3%, enquanto Marcello Chiodo (PV) aparece com 2% e Fábio Ostermann (PSL) com 1%. Branco/nulo somam 15% e não sabe/não respondeu outros 10%. A pesquisa foi apresentada pelo portal “G1” e encomendada pelo Grupo RBS e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Sul sob registro RS-09253/2016.
Luciana Genro comemorou o resultado em sua página no Facebook. “Quero agradecer a confiança e o apoio. Tenho sentido este apoio nas ruas. Estou honrada e com o peso da responsabilidade. Quero ser prefeita porque me sinto preparada e quero cuidar de Porto Alegre, fazendo da nossa cidade um lugar de resistência contra o desmonte dos serviços públicos e contra a política de loteamento partidário. Um espaço de luta pelos direitos do povo. A Luta segue. Estamos apenas começando. Conto contigo”.
Confira aqui os dados completos da pesquisa.