| Eleição | Segurança Pública

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está denunciando ao Comando-Geral da Brigada Militar o repasse de fake news em um grupo de WhatsApp da corporação por parte de um coronel. A parlamentar recebeu indício de que o oficial enviou ao grupo falsos tuítes atribuídos ao ex-presidente Lula, em que ele diria que traficantes geram riquezas nas comunidades e que criminosos trabalham mais do que eleitores de Jair Bolsonaro.

“Um coronel da Brigada Militar disseminando fake news é muito grave. E no caso ainda um deboche com a inteligência das pessoas. Vamos solicitar averiguação. Fake news é crime”, disse Luciana Genro.

Denúncia recebida por Luciana Genro.

A deputada está enviando um print com a denúncia em um ofício à cúpula da BM, exigindo providências diante do caso. Luciana Genro tem se dedicado a atuar em defesa dos policiais militares de nível médio na luta por seus direitos, como o acesso à promoções justas, a garantia de uma carreira digna e melhores condições de trabalho.

Na quarta-feira, às 9h, a deputada fará uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos sobre as condições de trabalho do policiamento ostensivo da Brigada Militar, diante das denúncias que vem recebendo de jornadas abusivas, intervalos de folga insuficientes, obrigação de permanecer em pé ao lado da viatura mesmo em dias de chuva e impossibilidade de usar o banheiro devido à necessidade de o brigadiano ser substituído em seu posto por um colega para isso.

“A forma como os praças são tratados na Brigada traz um reflexo muito negativo para a segurança pública da população. E agora, neste período eleitoral, ainda vemos casos como esse em que oficiais disseminam fake news, contribuindo para o clima de ódio contra a candidatura de Lula que o bolsonarismo tenta criar nas forças policiais”, disse a deputada.