A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (01/11) a solicitação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) de realização de audiências públicas para tratar da extinção de 12 cursos do Programas de Pós-Graduação Unisinos e da pós-graduação em Serviço Social da PUCRS. Nos próximos dias serão definidas as datas para realização das audiências.
A deputada firmou compromisso com os estudantes ainda no mês de julho, em um ato realizado pela comunidade acadêmica contra as demissões de mais de 40 professores e funcionários e a extinção dos cursos na Unisinos. No mesmo período, dialogou com estudantes da PUC sobre o fechamento do PPG Serviço Social, também colocando seu mandato a disposição.
“A Pós-Graduação é um estágio de produção de conhecimento que é indispensável para que a universidade possa manter sua qualidade de ensino na educação. É urgente que haja um debate sério entre as reitorias e a comunidade acadêmica sobre esse corte que afeta profundamente a qualidade do ensino nas instituições,” destacou Luciana Genro.
Para discutir a questão da Unisinos, serão convidadas as seguintes instituições e entidades: Reitoria da Unisinos; Associação dos Docentes da Unisinos (Adunisinos), Associação de Funcionários da Unisinos (Afu), Diretório Central dos Estudantes da Unisinos (DCE), União Estadual dos Estudantes (UEE-RS), União Nacional dos Estudantes (UNE); Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; Ministério da Educação; Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
Já para discutir a questão da PUCRS, serão convidadas as seguintes instituições e entidades: Reitoria da PUC/RS; o movimento Resiste PGGSS; Representação do Ministério da Educação; Representação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Direção da Escola de Humanidades da PUC/RS; Diretório Central dos Estudantes da PUC/RS e Associação dos docentes e Pesquisadores da PUC/RS (ADP-PUC/RS).