Luciana Genro e Fernanda Melchionna estiveram na manifestação dos estudantes da Unisinos. Foto: Samir Oliveira
Luciana Genro e Fernanda Melchionna estiveram na manifestação dos estudantes da Unisinos. Foto: Samir Oliveira

| Educação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) irá solicitar à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, da qual é membro titular, a realização de uma audiência pública para debater os cortes nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unisinos. O compromisso foi firmado nesta terça-feira (26/07), durante o ato realizado pela comunidade acadêmica contra as demissões de mais de 40 professores e funcionários e a extinção de 12 PPGs na universidade. O ato contou com a presença de Luciana Genro e da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) e reuniu centenas de pessoas no campus central da Unisinos em São Leopoldo.

“Os alunos da Unisinos são orgulhosos da produção de conhecimento que a universidade é capaz de fazer. E a PPG é um estágio de produção de conhecimento que é indispensável para que a universidade possa manter sua qualidade de ensino na educação”, disse Luciana Genro, que é ex-aluna da Unisinos, onde se formou em Direito.

Para a deputada, a luta precisa se ampliar e se fortalecer. “Esse é um primeiro passo muito importante, a mobilização de vocês demonstra que existe força pra gente barrar esse processo, para que a Reitoria abra um canal de diálogo e volte atrás nessa decisão tão trágica e equivocada”, concluiu.

Fernanda Melchionna relacionou os cortes na Unisinos com o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro a nível nacional na educação e no fomento à pesquisa. “Desde 2019 estamos lutando pra pagar bolsas de pesquisa. Sem contar que não teve nenhum reajuste nas bolsas, enquanto tudo aumentou. Nós estamos aqui para dizer que vocês têm todo nosso apoio nessa luta”, assegurou.

Defesa dos PPGs da Unisinos