A deputada Luciana Genro esteve em Santana do Livramento na última quinta-feira (2) para uma série de agendas, dentre as quais uma visita à escola Municipal Pacheco Prestes, além de visitar também a UERGS, conversar com trabalhadores da reciclagem, se reunir com aposentadas da área da saúde e com o PSOL municipal. Confira as atividades do nosso mandato:
VISITA AO CAMPUS RURAL DA UERGS
Luciana Genro visitou durante a tarde o campus rural da UERGS, à convite da professora Cassiane da Costa, para conhecer o projeto que prevê a ampliação de atividades agrícolas e cursos específicos da área. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) destinou R$305 mil para que a universidade consiga comprar os devidos equipamentos e iniciar as atividades de formação no campus.
Durante a visita, trabalhadores da extinta FEPAGRO pediram o auxílio de Luciana para que sejam cedidos à UERGS, já que auxiliam na manutenção e segurança do campus, que ainda não conta com cercamento e fica na zona rural de Livramento. Luciana prometeu destinar emenda parlamentar para a construção do poço de água e também para o cercamento do campus, no ano de 2022.
VISITA À ASSOCIAÇÃO NOVO HORIZONTE
Junto à professora Cassiane, Luciana Genro visitou a Associação de Catadores Novo Horizonte, onde trabalham dezenas de catadores e catadoras de materiais recicláveis da cidade. Luciana conversou com os trabalhadores sobre a luta histórica do PSOL nessa pauta e coletou as demandas apresentadas pelos trabalhadores.
Dentre os principais problemas, está a falta de vagas nas creches para que os associados possam deixar seus filhos em segurança enquanto trabalham durante o dia e também a falta de direitos trabalhistas. Os catadores reivindicam que seja realizado um contrato de parceria com a prefeitura, para que eles tenham melhores condições de trabalho e possam contribuir com a cidade em relação à separação do lixo. Luciana afirmou que levará as demandas para a equipe do mandato, para interceder da melhor maneira nessas pautas.
REUNIÃO COM TRABALHADORAS APOSENTADAS DA SANTA CASA
Junto com a presidenta municipal do PSOL, Jandira Vieira, Luciana Genro se reuniu com trabalhadoras aposentadas do Hospital Santa Casa na sede do Sindisaúde de Livramento. O problema apresentado pelas trabalhadoras é o acordo judicial que prevê o pagamento dos direitos trabalhistas em até 19 anos. Segundo Jandira, muitas dessas colegas estão com problemas financeiros e de saúde. “Muitas colegas faleceram sem receber seus direitos, muitas precisam comprar remédios e não conseguem cobrir todas as despesas, nós queremos reverter o tempo de pagamento, é o nosso direito”, afirma Jandira.
Luciana combinou com o presidente do Sindisaúde para que o jurídico do sindicato interceda junto à justiça do trabalho para reverter o acordo judicial feito anteriormente e colocou a equipe do mandato à disposição para analisar esse caso.
ENCONTRO COM O PSOL MUNICIPAL
Em sua última agenda, Luciana Genro se encontrou com os filiados e simpatizantes do PSOL de Santana do Livramento. Durante o encontro, debateu-se sobre a importância do fortalecimento do PSOL local, nas lutas da cidade e também sobre a organização para o ano de 2022, que ocorrerá as eleições. As mulheres do PSOL de Livramento também criaram a Emancipa Mulher na cidade, para que se fortaleça as pautas feministas.