Por Luciana Genro
Ontem eu e a Mariana Riscali participamos de um bate papo com jovens do DSA (Democratic Socialists of America). Um grupo político socialista que é parte do movimento em torno de Bernie Sanders e com o qual temos uma relação política. O encontro foi organizado por Micah Uetricht, editor da Jacobin Magazine.
Falamos sobre o Brasil e os desafios do PSOL neste conjuntura tão complexa. E sobre como é importante o processo em torno de Bernie Sanders para mostrar ao mundo que, mesmo no coração do capitalismo, está nascendo e se fortalecendo uma alternativa anti-capitalista.
Eles nos falaram sobre a situação política dos Estados Unidos. Sobre o quanto o DSA cresceu desde que se inseriu na luta por Bernie e a respeito da grandiosa marcha das mulheres contra Trump e do movimento Black Lives Matter.
Lá estava também um jovem vereador de Chicago, Carlos Ramirez-Rosa. Filho de imigrantes, ele é a expressão da luta contra as deportações, que já ocorriam durante o governo Obama e que tornaram-se um drama ainda maior com Trump.
Carlos é ligado ao DSA. Um socialista convicto e um lutador de primeira linha. Ele finalizou sua fala dizendo: “Sabemos que a questão posta é socialismo ou barbárie, e escolhemos o primeiro, esta é a nossa luta”.
Ensinamos a eles um pouquinho de português, e então finalizamos a reunião com um grito de Fora Temer!