Luciana Genro

Luciana Genro se reúne com jovens do movimento Socialistas Democráticos da América

13 de junho de 2017 11h49

 

Encontro com jovens do movimento Socialistas Democráticos da América (DSA), em Chicago


Por Luciana Genr
o

Ontem eu e a Mariana Riscali participamos de um bate papo com jovens do DSA (Democratic Socialists of America). Um grupo político socialista que é parte do movimento em torno de Bernie Sanders e com o qual temos uma relação política. O encontro foi organizado por Micah Uetricht, editor da Jacobin Magazine.

Com o vereador de Chicago, Carlos Ramirez-Rosa, ligado ao DSA

Falamos sobre o Brasil e os desafios do PSOL neste conjuntura tão complexa. E sobre como é importante o processo em torno de Bernie Sanders para mostrar ao mundo que, mesmo no coração do capitalismo, está nascendo e se fortalecendo uma alternativa anti-capitalista.

Eles nos falaram sobre a situação política dos Estados Unidos. Sobre o quanto o DSA cresceu desde que se inseriu na luta por Bernie e a respeito da grandiosa marcha das mulheres contra Trump e do movimento Black Lives Matter.

Lá estava também um jovem vereador de Chicago, Carlos Ramirez-Rosa. Filho de imigrantes, ele é a expressão da luta contra as deportações, que já ocorriam durante o governo Obama e que tornaram-se um drama ainda maior com Trump.

Carlos é ligado ao DSA. Um socialista convicto e um lutador de primeira linha. Ele finalizou sua fala dizendo: “Sabemos que a questão posta é socialismo ou barbárie, e escolhemos o primeiro, esta é a nossa luta”.

Ensinamos a eles um pouquinho de português, e então finalizamos a reunião com um grito de Fora Temer!