| mulheres

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), atendendo ao pedido da Coordenação do Movimento Independente 50-50 de Advogadas Gaúchas e da Estados Gerais das Mulheres – Brasil, irá realizar uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos sobre políticas de combate à violência contra mulheres e meninas no ambiente acadêmico. O evento ocorrerá no dia 20 de outubro, às 14h, no auditório da Defensoria Pública do Estado (rua Sete de Setembro, 666, 4º andar, Porto Alegre).

A realização da audiência se torna ainda mais relevante diante de casos recentes que evidenciam a vulnerabilidade de estudantes no ambiente acadêmico, como o ocorrido em uma universidade gaúcha, em que um ex-professor foi preso por suspeita de crimes sexuais contra alunas.

“Infelizmente, casos recentes, como o do professor Conrado Paulino, que foi preso por suspeita de crimes sexuais contra alunas, mostram que ainda há muito a ser feito. Precisamos fortalecer as políticas de prevenção, acolhimento e responsabilização, garantindo que estudantes e profissionais do ambiente acadêmico possam estudar e trabalhar sem medo, com liberdade e dignidade”, afirma Luciana Genro.

A audiência contará com a presença das deputadas Fernanda Melchionna (PSOL), presidente da Comissão de Representação Externa contra os Feminicídios, e Bruna Rodrigues (PCdoB), Procuradora da Mulher da Assembleia gaúcha, além de representantes de instituições de Estado e reitores de universidades gaúchas.

Entre os convidados também estão o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RS, o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, o Ministério das Mulheres, a Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas-RS e demais entidades e associações do movimento de mulheres e de direitos humanos.