Luciana de Almeida, atual presidenta da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC), será homenageada com o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa. A reverência foi uma proposição da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e tem como objetivo celebrar a trajetória da líder sindical que, com força, coragem e determinação, tem sido uma verdadeira referência na luta pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor de higienização do Grupo Hospitalar Conceição.
A deputada, sempre aliada das causas trabalhistas, destaca a trajetória de Luciana de Almeida como uma verdadeira líder na luta pelos direitos dos trabalhadores do setor de higienização, reconhecendo seu papel fundamental na conquista de vitórias históricas, como a redução da jornada de trabalho de 200 para 180 horas mensais, sem redução salarial. Com a mudança, a categoria igualou o número de horas trabalhadas com as dos demais setores do hospital. “Ela não apenas lidera com sabedoria, mas também com empatia, entendendo as necessidades e dificuldades de seus colegas, com os quais compartilha o peso da jornada diária. Sua luta vai além das negociações sindicais; é uma busca pela valorização do trabalho feminino, já que boa parte da categoria é formada por mulheres, e pela construção de um ambiente de trabalho mais igualitário, seguro e justo para todos”, definiu Luciana Genro.
“Luciana, como mulher e trabalhadora, usa sua voz para enfrentar ativamente as desigualdades de um sistema que frequentemente negligencia a importância e os direitos de quem realiza as tarefas essenciais, mas, infelizmente, invisibilizadas. Ela representa a força imensurável que reside em cada mulher que, com coragem, enfrenta desafios diários e se posiciona diante das adversidades para transformar a realidade”, finalizou. A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde e aliada das causas e lutas da ASERGHC por mais valorização e melhores condições de trabalho.