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A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se soma na luta contra o processo de concessão nas estradas das regiões do Vale do Taquari e do Norte do estado. O modelo tem gerado questionamentos sobre a transparência e os impactos econômicos da medida. Uma manifestação em Encantado criticou o modelo, que deve gerar um custo de aproximadamente R$0,23 por km.

“O governo planeja investir R$6,7 bilhões ao longo de 30 anos em um modelo de concessão rodoviária que deve onerar significativamente os usuários. Esse projeto atinge diretamente 32 municípios e a concessão, concedida à iniciativa privada por três décadas, traz uma realidade de cobrança excessiva e falta de garantias sobre melhorias efetivas,” denuncia a deputada. 

A proposta aponta 24 novas praças de pedágio no modelo free flow, que, apesar de ser apresentado como avanço tecnológico, se traduz em tarifas abusivas. Em alguns trechos, como de Nova Prata a Passo Fundo, o custo total apenas na ida pode ultrapassar R$25 devido à presença de até seis praças de cobrança. Já no trajeto entre Venâncio Aires e Guaporé, por exemplo, o valor somado de ida e volta chegará a R$54,60.

As novas tarifas e a expansão dos pedágios levantam preocupações quanto ao impacto econômico para a população e para setores produtivos. A indústria local, que depende dessas rodovias para escoamento de produção, pode ter aumento de custos repassado ao comércio e, consequentemente, ao consumidor final, gerando impacto no custo de vida das famílias.

O edital deve ser lançado no primeiro semestre de 2025, com leilão previsto para cerca de 90 dias depois. O critério para seleção do vencedor será o menor aporte público aliado ao maior desconto na tarifa, um modelo que pode comprometer a qualidade do serviço prestado.