Parabéns ao estudante Marcus Vinicius pela aprovação na UFRGS e aos cinco estudantes do Emancipa Cachoeirinha que foram aprovados em universidades com bolsas 100% ProUni! Este resultado mostra o poder da educação popular emancipatória, além de ser fruto do esforço e dedicação dos jovens alunos, todos oriundos de famílias de baixa renda.
O Emancipa é um movimento nacional de educação popular, que no Rio Grande do Sul foi fundado por Luciana Genro, o qual tem como eixo principal a oferta de um cursinho preparatório para vestibulares e ENEM voltado para jovens e adultos de baixa renda. A ONG também conta com a Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, e com o Emancipa Comunidades, que realiza trabalhos sociais nas periferias.
Em Cachoeirinha, as atividades ocorrem há seis anos, com resultados expressivos. Atualmente, é o único cursinho gratuito na cidade.
Além das aprovações de Cachoeirinha, mais 16 alunos do Emancipa Porto Alegre foram aprovados na UFRGS. A ONG realiza projetos de educação popular também nas cidades de Bagé, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas e Viamão.
Muito mais que um cursinho, o Emancipa é um movimento de educação popular, que objetiva tornar o ensino superior mais acessível para estudantes vindos de periferias e situação de vulnerabilidade social. Viva a educação emancipatória!
Parabéns aos alunos Amanda Claudete Porciúncula, Diego D’Avila Borges, Emily Manuela Mattos Rehbein, Marcus Vinicius Monteiro Johansson, Maria Luiza Lemos de Lima e Wideline Jean!