Luciana Genro é uma aliada dos movimentos de juventude, defendendo políticas públicas para educação, cultura, lazer e direitos estudantis. Grêmios, DCEs e centros acadêmicos contam com seu apoio permanente. Fundadora do PSOL e presidente do Emancipa no RS, criou cursinhos pré-vestibulares gratuitos que já ajudaram centenas de jovens a ingressar no ensino superior.
Entre suas iniciativas, está o projeto que cede espaços de escolas estaduais para cursos pré-universitários populares, aproveitando salas e cozinhas ociosas. Isso visa facilitar o acesso a uma educação de qualidade para quem não pode pagar por um cursinho privado.
Luciana Genro também atua pela assistência estudantil, sendo parceira de DCEs e denunciando o descaso com o Passe Livre Estudantil, que prejudica o acesso à educação. Realizou uma audiência pública sobre o tema, mobilizando mais de 500 pessoas. Luciana propôs um projeto para agilizar a concessão do benefício, garantindo uma autorização provisória caso a análise demore mais de cinco dias úteis.
A educação é prioridade no mandato, com R$ 600 mil em emendas destinadas à manutenção de escolas gaúchas em 2023 e 2024, criando espaços confortáveis e inclusivos para os jovens. Além disso, Luciana apoiou a Casa Estudantil Universitária de Porto Alegre (CEUPA), destinando emendas para reformas que mantêm o funcionamento das moradias destinadas a estudantes de baixa renda.
Preocupada com a inclusão, apresentou o projeto Escola Livre de Discriminação por Orientação Sexual e Gênero, visando combater a LGBTfobia e promover acolhimento na rede estadual de ensino.
Luciana segue firme na luta por uma educação pública acessível, inclusiva e de qualidade, construindo pontes para que a juventude alcance seus sonhos e direitos.