Foto: Lucas Kloss/ ALRS
Foto: Lucas Kloss/ ALRS

| mulheres

A Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Porto Alegre vem enfrentando falta de efetivo e dificuldades de estrutura, ocasionando em demoras e precarização no atendimento. A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa vem acompanhando a situação e, por sugestão da deputada Luciana Genro (PSOL), irá exigir providências por parte do governo.

Os problemas da DEAM foram noticiados pela imprensa, que informou que há inclusive falta de água para as vítimas beberem, falta de papel higiênico nos banheiros para os policiais, entre outras questões. “Temos acompanhado a situação, e o fato da imprensa estar repercutindo pode trazer uma visibilidade maior. Gostaria de propor que nós fizéssemos uma diligência na delegacia, para ouvir a própria delegada e ver de que maneira podemos exigir providências do governo”, sugeriu Luciana Genro.

A presidente da Comissão, deputada Laura Sito (PT) sugeriu que seja pedida uma reunião com a chefia de polícia, destacando que há um ano o governo prometeu a abertura de uma Delegacia da Mulher na zona Norte de Porto Alegre.