Time Atlético da Mariano recebeu homenagem da 56ª Legislatura.
Time Atlético da Mariano recebeu homenagem da 56ª Legislatura.

| mulheres

Com o objetivo de promover a valorização e dar visibilidade ao futebol feminino, a deputada Luciana Genro (PSOL) entregou a Medalha da 56ª Legislatura, homenagem promovida pela Assembleia Legislativa, ao time de futebol 7 Atlético da Mariano. A honraria foi entregue neste dia 15 de março, data que Luciana Genro propõe que seja declarada Dia Estadual do Futebol Feminino. O vereador Roberto Robaina compareceu para apoiar o time e prestigiar a homenagem.

O Atlético da Mariano é um time de futebol 7 do bairro Santa Teresa, periferia de Porto Alegre, nascido na rua Mariano de Matos, em fevereiro de 2021. Mesmo com pouco aporte financeiro, as jogadoras sempre trabalharam para o crescimento do futebol feminino, com orgulho de onde nasceram. São mulheres de periferia, que carregam a bandeira e as pautas LGBTQIA+, uma equipe que apoia a diversidade e promove inclusão, contando inclusive com integrantes transexuais e intersexo.

“Vocês têm esse grande mérito de, ao serem mulheres, também se colocarem nesse lugar que é o futebol, que é um espaço ainda muito mais masculino. E quando a gente fala de um time de mulheres, de periferia, que defende a pauta LGBTQIA+, e composto principalmente por meninas negras, sabemos que vocês estão enfrentando muitos outros preconceitos”, refletiu a deputada em sua fala. As jogadoras presentearam Luciana Genro com uma camiseta do uniforme para agradecer pela homenagem e apoio.

A deputada foi presenteada com uma camiseta do time.

As jogadoras e o treinador se mostraram emocionados com a homenagem concedida, que foi recebida em nome da equipe pela capitã Camila Alcântara. “Nos sentimos muito honradas em estar aqui”, afirmou ela, contando a história do dia em que Luciana Genro foi conhecer o time pela primeira vez: “Estava zero grau na Mariano, um dia muito frio mesmo. A gente jogando de manta, casaco e tudo. E ela foi lá e já pegou junto com a gente!”, contou.

“Foi um dia marcante, até porque a gente sabe que a agenda parlamentar é bem corrida. Quando recebemos o convite, a gente não acreditou. Parece um sonho para nós”, completou o treinador, Roberlei Silveira Pertile.

Depois disso, a deputada foi assistir a um jogo amistoso da equipe e dialogou com o Emancipa, organização voltada para a educação popular fundada por Luciana Genro no Rio Grande do Sul, que se tornou apoiadora do time. Por não estar dentro de um grande clube, o Atlético da Mariano conta com poucos apoios, e as jogadoras muitas vezes precisam tirar do próprio bolso para deslocamentos, campeonatos e uniformes.

A capitã Camila recebeu a homenagem em nome do time.

“É totalmente diferente a situação dos grandes clubes, com atletas populares, que têm muito dinheiro, às vezes além do que necessitam. Mas sabemos as dificuldades dos jogadores menores, e principalmente das jogadoras mulheres, porque é muito mais difícil ser mulher no futebol”, contribuiu o vereador Roberto Robaina.

Além da homenagem, Luciana Genro também anunciou, durante o evento, que irá se tornar uma patrocinadora do time. “Quero hoje também, como homenagem a vocês e a todos os times de mulheres e de meninas, dizer que quero ser patrocinadora, para colaborar com essa luta cotidiana de vocês”, afirmou.

O título de maior expressão do time foi conquistado em 2022. Após vitória contra o Atlético JB, o Atlético da Mariano sagrou se campeão do Quadrangular da divisão de acesso da Federação Gaúcha de Futebol 7.

Veja mais fotos:

Homenagem ao time Atlético da Mariano