A FLCMF desenvolve um trabalho de formação política e elaboração programática junto à militância do PSOL.
A FLCMF desenvolve um trabalho de formação política e elaboração programática junto à militância do PSOL.

| Notícias | PSOL

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL-RS, tomou posse nesta segunda-feira (29/01) como presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), órgão estratégico ligado à estrutura nacional do partido. A cerimônia ocorreu na sede da entidade, em São Paulo, e contou com as presenças das deputadas federais Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna, da presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, da deputada estadual Mônica Seixas, da vereadora Luana Alves e de Natália Szermeta, que estava até então na presidência da FLCMF.

“Vamos trabalhar muito para fortalecer a formação política da militância e a elaboração programática e construção partidária do PSOL. Nossa Fundação pode e deve ter a ambição de agregar outros segmentos da intelectualidade e dos movimentos sociais que não são necessariamente filiados ao PSOL, mas que compartilham conosco a estratégia de luta socialista e revolucionária”, disse Luciana Genro

A deputada gaúcha foi escolhida para a função após o Congresso Nacional do PSOL, realizado entre setembro e outubro do ano passado. A FLCMF desenvolve um trabalho de formação política junto à militância do PSOL, além de publicar a Revista Socialismo e Liberdade, manter a Biblioteca Carolina Maria de Jesus e o Centro de Memória Digital Plínio de Arruda Sampaio, que preserva a história e o legado do partido, entre uma série de outras atividades ligadas à teoria e à atuação política do PSOL a nível nacional.

Fundadora do PSOL, a nova presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco era deputada federal em 2003, quando foi expulsa do PT por votar contra a reforma da Previdência do governo Lula. Esse episódio acabou dando origem à criação do PSOL no ano seguinte. Em 2014, Luciana Genro foi candidata à Presidência da República pelo partido, conquistando 1,6 milhão de votos e o quarto lugar na disputa. Atualmente exerce o mandato de deputada estadual no Rio Grande do Sul, para o qual foi reeleita em 2022 com a segunda maior votação no estado – e a maior entre as mulheres e os parlamentares de esquerda.

Luciana Genro terá um mandato de três anos à frente da FLCMF. Com sua posse na Fundação, a presidência do PSOL-RS passa a ser exercida pelo vereador de Pelotas, Jurandir Silva.

Veja abaixo mais fotos da cerimônia de posse

Posse como presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco