O PSOL é um dos partidos que mais cresceu nos últimos 4 anos.
O PSOL é um dos partidos que mais cresceu nos últimos 4 anos.

| PSOL

De acordo com uma pesquisa do jornal Estadão, o PSOL teve um ritmo de crescimento acima de 50% nos últimos quatro anos. Um crescimento muito expressivo, principalmente em um momento de polaridade política tão forte. Juntamente com o Rede, foi o partido que mais cresceu nesse período.

O levantamento compara a evolução do número de filiados dos partidos políticos no Brasil entre os meses de novembro de 2019 e 2023, o que permite entender como chegam a mais um ano de disputa municipal no País comparado ao mesmo período do calendário eleitoral passado.

“A análise desses dados é muito importante. A luta contra a extrema direita segue sendo um dos eixos do partido, o Bolsonarismo ainda existe e afeta o cenário político atual. Mas é ótimo ver que as pessoas estão procurando se engajar ativamente na luta, se filiando ao PSOL e resistindo”, apontou a deputada e presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Luciana Genro.

A pesquisa é fundamental para entender o cenário político das próximas eleições. Além do PSOL, o partido Rede também teve um crescimento alto, segundo a pesquisa. Rede e PSOL, nasceram como alternativas ao PT no campo da esquerda e formam hoje uma federação, que é um compromisso partidário de longo prazo para atuar de maneira conjunta.

Já os partidos de direita tiveram um ritmo de crescimento baixo nos últimos anos, o Novo tem 27% a menos do que tinha há 4 anos, sendo o pior resultado proporcional do levantamento.

É importante destacar que uma alternativa de esquerda segue sendo necessária para o País para enfrentar os ataque da extrema direita ao Governo Lula e para mobilizar o povo contra políticas que ataquem direitos sociais.