Reunião aconteceu no HMPV.
Reunião aconteceu no HMPV.

| feminismo | mulheres

Para o ano de 2023 a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) destinou uma emenda de R$ 300 mil reais para o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HPMV), de Porto Alegre, para o serviço de atenção integral em saúde sexual (SAISS) e para a unidade de internação psiquiátrica. A parlamentar se reuniu com o Diretor Geral do HMPV, Cincinato Fernandes Neto e a Diretora Administrativa, Maria de Bortoli, do HPMV para debater como o dinheiro está sendo utilizado.

O SAISS é responsável pelo atendimento a vítimas de violência sexual, pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gestantes com IST, ginecologia integral, sexologia e avaliações de solicitação de aborto legal. Trata-se do serviço que mais atende situações de violência sexual contra a mulher no estado, e que realiza o maior número de procedimentos de aborto legal em decorrência de estupro. “Nós realizamos, em média, entre 5 e 9 procedimentos por mês, não é necessário boletim de ocorrência, nem ordem judicial, basta a palavra da mulher e realizamos o rastreamento do tempo de abuso por procedimentos médicos, nosso limite legal é de 22 semanas, depois disso o hospital não tem condições para realizar o tipo de procedimento”, destacou o Diretor Geral. Ele também reforça que o HMPV é o hospital do SUS que atende a população de maior vulnerabilidade social.

A Diretora Administrativa ressaltou o quanto seria importante a Educação Sexual nas escolas para prevenir casos de abuso infantil, “a criança vai para escola, não tem contato com ninguém, ninguém fala sobre isso, a criança acha que é normal, que acontece com todo mundo e a Educação Sexual mostra que não é isso”, reforçou. Luciana Genro também destacou a importância do trabalho do HMPV, “o número de vítimas de violência é cada vez maior, uma em cada cinco mulheres sofre abuso, precisamos de uma instituição que tenha plena condição de acolher e ajudar essas mulheres”, pontuou a deputada.

Ambos diretores reforçaram que a destinação de emendas é fundamental para manter o hospital e principalmente a qualidade de atendimento, o HMPV recebe até mesmo mulheres de outros estados, que decidem vir para cá para realizar o procedimento. É essencial fortalecer os serviços de saúde da mulher.