Luciana Genro presente em ato promovido pela Astap.
Luciana Genro presente em ato promovido pela Astap.

| Direitos Trabalhistas

Foi marcada para o dia 11 de setembro a audiência pública proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL) e pelo deputado Jeferson Fernandes (PT) para discutir a questão da Insegurança Alimentar dos Servidores Estaduais do Quadro Geral do RS. A audiência será realizada na Assembleia Legislativa, em conjunto pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e a Comissão de Segurança e Serviços Públicos.

Desde março do ano passado, os servidores técnico-administrativos estaduais estão enfrentando dificuldades financeiras devido a empréstimos consignados, já que eles não conseguem sobreviver apenas com o salário que recebem atualmente. São mais de 300 servidores nessa situação. A Astap (Associação dos Técnicos Administrativos Públicos do Rio Grande do Sul) tem lutado para trazer o assunto à tona para encontrar uma forma de solucionar a situação, já que muitos dos servidores estão vivendo em insegurança alimentar, de forma precária e tendo que realizar “bicos”. Desde o início de agosto, a Astap tem feito mobilizações no Centro Administrativo Fernando Ferrari, revinvindicando seus direitos.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente em um destes atos e levou a questão para a Comissão de Direitos Humanos: “é importante trazer essa demanda para a Assembleia, é muito triste e revoltante que servidores do Estado estejam passando por uma situação dessas”, destacou a parlamentar. A audiência contará com a presença de deputados estaduais, da Astap e representantes de outras entidades. O governo do estado também foi convidado a participar.