Luciana Genro e Roberto Robaina marcaram presença na Parada de Luta.
Luciana Genro e Roberto Robaina marcaram presença na Parada de Luta.

| LGBT

A capital gaúcha recebeu neste domingo (02/07) a 16ª Parada de Luta LGBTI+ de Porto Alegre. O evento contou com a participação da deputada estadual Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, e lotou as ruas da cidade com dezenas de milhares de pessoas celebrando a diversidade e se mobilizando por direitos iguais.

O trajeto entre o parque da Redenção e a Orla do Guaíba foi marcado por confraternização e manifestações de resistência. Vivendo no país em que mais se mata LGBTs no mundo, a organização dessa comunidade é feita de muita batalha pelo direito de ser e de amar. De acordo com o Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI no Brasil, feito por entidades do movimento, em 2022 foram 273 mortes violentas, entre assassinatos e suicídios, nestes grupos.

Luciana Genro lembrou que o enfrentamento feito pelas pessoas LGBTIs é parte fundamental das conquistas de direitos sociais. “A vitória contra a extrema direita é de vocês também, é todos os que sobreviveram à tragédia social dos últimos. Ninguém vai voltar para o armário e vamos seguir a luta, vamos exigir do governo Lula que tome todas as medidas necessárias para garantir os direitos dos LGBTIs, das mulheres, pela luta antirracista e da classe trabalhadora, porque não vamos permitir nenhum passo atrás, queremos mais direitos, a luta social para avançar é uma missão”, disse.

“Ninguém vai voltar para o armário e vamos seguir a luta”, afirmou Luciana Genro.

A Parada desse domingo demonstrou que resistência ao ódio e à intolerância também se faz com cor, alegria, música, dança e muito amor. Foram milhares de pessoas celebrando a força e a potência da diversidade. O evento é organizado pelo grupo Desobedeça e conta com uma série de apoios institucionais para que possa se realizar.

Luciana Genro é uma aliada histórica da comunidade LGBTI+. Dentre as medidas de Luciana Genro voltadas para essa comunidade está a destinação de R$ 500 mil em emendas para o Ambulatório Trans de Porto Alegre, que garantiu a compra de hormônios para pessoas transexuais. A deputada também destinou ao orçamento de 2023 uma verba de R$ 85 mil para auxiliar a população LGBT vítima de violência.

Além disso, também é autora de projetos que buscam combater a discriminação em diversos espaços e promover o acesso de LGBTIs ao mercado de trabalho. Dentre eles, está o projeto que cria o Fundo Estadual para Enfrentamento à Violência contra LGBTIs, destinado a financiar programas de apoio, capacitação e enfrentamento à violência contra essa população.