O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi procurado pelos moradores de Porto Alegre que utilizam o Ambulatório Trans, localizado no Centro de Saúde de Santa Marta, para denunciar a falta de médicos no local. Segundo as informações, uma das médicas teria sido demitida e não foi substituída, enquanto a outra está em férias. A situação já se estende por duas semanas.
Nesta terça-feira (18), a parlamentar enviou um ofício à Prefeitura de Porto Alegre, solicitando que a questão seja apurada com urgência e medidas sejam tomadas para resolver a falta de médicos. “Essa situação faz com que os tratamentos sejam atrasados, pois além de prejudicar o andamento das consultas, também está impedindo a retirada de medicamentos. Somando isso ao fato de não haver previsão para o caso ser resolvido, os usuários do serviço estão desamparados”, avaliou Luciana.
A deputada cobra que sejam tomadas medidas urgentes para apurar a situação e resolvê-la, além de questionar qual a quantidade atual de médicos disponíveis tanto no Centro de Saúde em geral quanto no Ambulatório. Ainda, pede que sejam tomadas medidas para resolver a falta de médicos, caso se confirme.
Luciana Genro é uma aliada da causa LGBTI+ há anos e já destinou R$ 500 mil em verbas do estado por meio de emenda parlamentar para o Ambulatório Trans, garantindo atendimento para milhares de pacientes via SUS. Inclusive, foi graças a esta emenda que o Ambulatório passou a ser capaz de oferecer testosterona e estrogênio gratuitamente a seus pacientes, sendo o único serviço do SUS na cidade que disponibiliza esses hormônios de forma gratuita para a população de travestis e transexuais.