Foto: Paulo Garcia/ Agência ALRS
Foto: Paulo Garcia/ Agência ALRS

| Pronunciamentos

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) realizará o Grande Expediente na Assembleia Legislativa na quinta-feira, dia 27 de abril, abordando o tema “Em defesa da vida, a extrema direita precisa ser derrotada”. O evento ocorrerá às 14h no plenário da Assembleia.

No pronunciamento, a parlamentar pretende abordar temas como o armamentismo e suas consequências, o aumento dos casos de nazismo no país e a relação entre discursos de ódio e ataques às escolas. De acordo com a ONG Safernet, em 2022 foram registrados 74 mil crimes de ódio praticados virtualmente, contra 44 mil em 2021. E um estudo do Instituto Sou da Paz aponta que em 2020 o país teve 17,2 mil internações devido a ferimentos causados por arma de fogo – o que gerou um custo de R$ 37,8 milhões ao SUS.

“A intolerância contra quem é considerado diferente, a obsessão por armamentos e a oposição a avanços civilizatórios básicos são bandeiras da extrema direita que seguem presentes na sociedade mesmo com a derrota de Bolsonaro. Os recentes ataques a escolas estão diretamente ligados à ideologia neofascista e a questões como misoginia, homofobia e ódio às minorias, típicas da extrema direita”, aponta Luciana Genro.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública informa que o Brasil tem 4,4 milhões de armas em acervos particulares. Só no governo Bolsonaro, mais de 40 atos foram publicados para flexibilizar a aquisição de armas no país. Os principais beneficiados foram os Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), com 673 mil registros em 2022 contra 515 mil em 2021.

Dados da Polícia Civil informam que o número de ocorrências relacionadas a nazismo no Rio Grande do Sul passaram de 7, em 2019, para 41, em 2022. Neste ano já são 27 casos.

Ao expor esse cenário no Grande Expediente, Luciana Genro abordará, também, os atos golpistas do dia 8 de janeiro e as medidas que o governo Lula vem adotando. “A melhor forma de fazer frente à extrema direita é lutar para que Lula cumpra seus compromissos de campanha e faça um governo voltado às necessidades da maioria da população, dos mais pobres e da classe trabalhadora”, considera a deputada.

O Grande Expediente se inicia às 14h, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, e terá transmissão ao vivo pelo Youtube (Canal @tvalrs) e pelo Facebook (facebook.com/lucianagenro).