| LGBT

A deputada Luciana Genro tem sido a parlamentar mais atuante na defesa da população LGBT. Em 2022 demos continuidade a este trabalho com muita luta e medidas concretas de apoio à comunidade. Confira abaixo nossas principais iniciativas!

HORMÔNIOS ÀS PESSOAS TRANS PELO SUS: Foi em 2022 que finalmente começou a ser aplicada a emenda parlamentar de R$ 500 mil que Luciana Genro destinou ao Ambulatório Trans de Porto Alegre. Graças a essa verba, a população de travestis e transexuais da cidade pode receber hormônios gratuitamente pelo SUS, algo inédito e que ajuda a todas e todos que são atendidos pelo Ambulatório.

APOIO ÀS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA: Luciana Genro destinou ao orçamento de 2023 uma verba de R$ 85 mil para auxiliar a população LGBT vítima de violência. Com este recurso, o objetivo é criar o instrumento de proteção denominado “Construção e Aprimoramento das Políticas Públicas de Direitos Humanos”, fortalecendo as redes de atendimento a LGBTs em situação ou risco de violência por meio de capacitação e da construção de fluxos e protocolos de atendimento padronizado. Os valores destinados pela deputada poderão ser direcionados a um fundo estadual para enfrentamento à violência contra LGBTs, caso venha a ser criado – e há, inclusive, um projeto de lei de sua autoria neste sentido em tramitação.

PARADA LIVRE DE PORTO ALEGRE: Depois de dois anos fora das ruas devido à pandemia, a Parada Livre de Porto Alegre pôde ser realizada em 2022. O evento contou com todo apoio e participação da deputada Luciana Genro, que se fez presente com a militância LGBT do PSOL, cartilhas de direitos LGBTs editadas pelo seu mandato, além de adesivos temáticos contra Bolsonaro. A Parada se realizou em junho, em plena pré-campanha eleitoral, e foi um importante movimento que tomou as ruas de Porto Alegre para fortalecer a luta contra o ódio e ajudar a derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo.

LGBTFÓBICOS NÃO PASSARÃO: Luciana Genro seguiu o combate sem tréguas a quem dissemina o preconceito em 2022. A deputada denunciou ao Ministério Público uma policial militar aposentada que disse, em entrevista à Rádio Guaíba, que LGBTs estão associados à pedofilia. Graças à representação de Luciana Genro, o MP ofereceu uma denúncia contra essa pessoa na Justiça. Vamos seguir denunciando e levando às autoridades competentes todos os casos de LGBTfobia que chegarem até nós!

LGBTs CONTRA O ÓDIO: Luciana Genro organizou o debate com Guilherme Terreri, que dá vida à Rita Von Hunty, que dialogou com Alê Mendonça, Valéria Barcellos e Gabriel Galli sobre a luta LGBT em diversas esferas: cultura, saúde, empreendedorismo, educação, entre outros. A atividade reuniu mais de mil pessoas.

LGBTINGA CELEBRA A DIVERSIDADE NA PERIFERIA: Luciana Genro apoia e auxilia na organização de uma Parada LGBT na Restinga. É a LGBTinga, que realizou sua terceira edição em 2022! O evento é organizado com todo apoio do Emancipa, ONG de Educação Popular fundada e presidida pela deputada, e reúne milhares de pessoas na Esplanada da Restinga. Trata-se da primeira – e única – Parada LGBT realizada exclusivamente em um bairro da periferia de Porto Alegre. Um trabalho que temos todo orgulho de incentivar!

DIVERSIDADE EM TODO O ESTADO: Além da LGBTinga e da Parada Livre de Porto Alegre, Luciana Genro reforçou sua presença em paradas do orgulho LGBT em todo o estado durante o ano de 2022. A deputada participou das paradas LGBTs de Santa Cruz do Sul, Viamão, Alvorada, Portão e São Leopoldo, sendo representada também na Parada de Esteio. Estamos junto com a comunidade LGBT o ano inteiro nas ruas, lutando por mais direitos e contra o preconceito!