| CAMPANHA

Luciana Genro compareceu à feijoada da Unidade Popular (UP), realizada em Porto Alegre no último domingo (21/08), onde recebeu apoio à sua candidatura a deputada estadual pelo PSOL e endossou as candidaturas para a Câmara Federal de Priscila Voigt, presidenta da UP no estado, e Carlos Vieira.

O evento foi conduzido pelo presidente da UP Porto Alegre, Vinícius Stone, e contou com a presença de militantes e apoiadores do partido, que entoaram gritos de “Fora Bolsonaro” e “genocida”. Luciana Genro falou sobre a alegria de receber o apoio da UP e a importância do partido na construção de uma esquerda combativa, presente nas eleições para disputar a consciência e o voto do povo, mas também fortemente engajada em construir a luta e mobilização popular. “Essa é a estratégia do PSOL e sabemos que também é a da UP, que é parceira nas lutas da classe trabalhadora, por moradia, pela terra, pelos direitos das mulheres, entre outras”, destacou.

A candidata comentou sobre a parceria com a Priscila e o movimento Olga Benário no projeto da Casa Mirabal, de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica, um trabalho extremamente relevante para as mulheres gaúchas que buscam romper o ciclo de abuso, que muitas vezes chega ao extremo do feminicídio. “É uma luta diária para manter a casa, em um espaço conquistado com ocupação e que é um exemplo de como se avança na luta das mulheres. Eu tenho muito orgulho de dizer que o único programa de acolhimento a mulheres vítimas de violência que o governo Leite fez foi com o dinheiro de emendas parlamentares que eu apresentei. Mas é uma gota em um oceano”, contou.

Priscila Voigt salientou o orgulho de apoiar Luciana Genro e a necessidade de ocupar espaços no parlamento com mandatos de resistência como o da deputada. Luciana Genro ressaltou a atuação de Priscila na luta feminista, por moradia digna e da classe trabalhadora. “A Priscila é um exemplo de mulher que não espera acontecer, vai lá e faz, e é isso que a gente precisa, mulheres que estão comprometidas com a luta da classe trabalhadora”, disse.

Carlos Vieira citou o mandato de Luciana Genro como uma trincheira de luta, sempre combativa em defesa das minorias e contra os ataques da direita e extrema direita à classe trabalhadora. A candidata mostrou sua disposição em fortalecer a campanha de Carlos, representante da luta antirracista e dos trabalhadores. “Precisamos colocar no parlamento federal pessoas comprometidas com os enfrentamentos necessários para que o povo conquiste os seus direitos, como moradia, salários dignos, a verdadeira democracia. E isso não vai ocorrer enquanto a negritude continuar sendo discriminada e relegada ao segundo plano. Então a luta antirracista é uma luta nossa também, das pessoas brancas, que devemos usar nosso privilégio para combater o preconceito”. 

Feijoada da UP