| CAMPANHA | Notícias

A candidata a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve no lançamento dos dois Comitês Antifascistas da Vila Cai Cai da candidata a deputada federal pelo partido, Aline Kerber. Nas atividades realizadas na noite nessa terça-feira (30/08) na Zona Sul de Porto Alegre, elas conversaram com a comunidade, ouvindo suas demandas e reforçando a  importância da participação popular na política. As moradoras destacaram a necessidade de oferecer opções de lazer para a juventude.

Luciana Genro falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Emancipa em outras comunidades da Capital, na Restinga, na Zona Sul, e na Santa Rosa de Lima, na Zona Norte, e comentou sobre a possibilidade de levar a ONG para a Vila Cai Cai. O Emancipa foi fundado e é presidido pela deputada no estado, onde oferece cursinho popular gratuito pré-vestibular e ENEM para auxiliar jovens de baixa renda a ingressar na universidade. Também atua no auxílio direto nas comunidades, com doação de cestas básicas a famílias necessitadas, além do trabalho na área cultural, esportiva, entre outros.

A deputada dialogou com as moradoras sobre o papel dos representantes políticos como organizadores das lutas sociais. “Precisamos empoderar as pessoas para se organizarem e lutarem por suas demandas. Isso eu tenho buscado fazer como deputada estadual e é o que me une com a Aline também, que é um trabalho de, não só se propor a ser parlamentar, como a Aline está se propondo a ser deputada federal, mas também de buscar organizar o povo”, afirmou. 

Aline já realiza um trabalho de anos na Cai Cai, onde, por meio da Associação Mães e Pais pela Democracia, ONG da qual é presidente licenciada, organizou uma vakinha que possibilitou a reconstrução de casas que foram incendiadas em um beco no bairro em janeiro de 2021. Mais de 300 pessoas doaram na vakinha, incluindo Luciana Genro, que auxiliou também na divulgação em suas redes sociais. Um ano e meio depois, as quatro famílias receberam as novas moradias, em julho deste ano. No período, a ONG também contribuiu com pagamento de aluguel para os moradores afetados.

Os comitês foram instalados nas casas de duas moradoras, Pâmela Menezes, coordenadora-geral da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), e Adriana Escobar. Aline comentou sobre a relação com a comunidade da Cai Cai. “O que a gente tem feito é organizar a luta, para que possamos coletivamente fazer o nosso melhor e isso que pode fazer a diferença. Quero reafirmar nosso compromisso com a Cai Cai e dizer que vamos seguir firmes buscando contribuir da melhor forma para melhorar as condições de vida dos moradores”. 

Inauguração de Comitês Antifascistas da Vila Cai Cai de Aline Kerber