Vice-presidente do PSOL-RS, Neiva Lazzarotto é professora da rede estadual aposentada, ex-vice presidente do CPERS e diretora do 39° Núcleo do CPERS licenciada
Vice-presidente do PSOL-RS, Neiva Lazzarotto é professora da rede estadual aposentada, ex-vice presidente do CPERS e diretora do 39° Núcleo do CPERS licenciada

| PSOL

Em reunião realizada nesse domingo (17/07), o Diretório Estadual do PSOL indicou duas mulheres como pré-candidatas: Neiva Lazzarotto como vice de Pedro Ruas para concorrer ao governo gaúcho e Gisele Domingues como suplente de Roberto Robaina na disputa ao Senado. A reunião foi conduzida pela presidente do PSOL-RS, deputada estadual e pré-candidata à reeleição, Luciana Genro, e contou com a participação de Ruas e Robaina, da deputada federal e pré-candidata à reeleição, Fernanda Melchionna, entre outras lideranças do partido.

Vice-presidente do PSOL-RS, Neiva Lazzarotto é professora da rede estadual aposentada, ex-vice presidente do CPERS e diretora do 39° Núcleo do CPERS licenciada. Sobre a indicação como vice na chapa que concorrerá ao Piratini se disse honrada. “Pedro Ruas é uma liderança política importantíssima no RS e estou comprometida em contribuir com ele e em fortalecer a defesa do partido no estado e no país”, declarou. 

Neiva defende que é necessário um debate profundo sobre as prioridades para o RS e que o PSOL é quem pode trazer a renovação política que o estado precisa. No que se refere à educação, setor no qual milita há várias décadas, comentou sobre algumas pautas relevantes, como mais investimento em estruturas nas escolas, novas contratações de professores, contra as Escolas Cívico-Militares e em defesa dos trabalhadores terceirizados que atuam em áreas de apoio nas escolas.

Engenheira ambiental e de segurança do trabalho por formação, Gisele é coordenadora das ONGs Emancipa Canoas e Associação Laboratório-Escola de Arte Popular, além de membro do Conselho da Diversidade do município. Ela tem como bandeiras de luta a saúde e segurança dos trabalhadores e a defesa dos direitos das mulheres, da comunidade LGBT+ e da cultura. 

A pré-candidata se disse muito feliz com a indicação do partido, por se espelhar nos ensinamentos de Robaina e se identificar com suas falas, em especial no que diz respeito à taxação de grandes fortunas, uma das principais pautas do PSOL. 

Além de coordenar o Emancipa em Canoas, Gisele dá aulas de matemática na unidade da Restinga, um dos bairros mais empobrecidos da Capital. Em ambas as unidades, ela destaca a forte presença feminina entre as alunas. “A maior parte são mulheres, muitas que não tiveram oportunidade de estudar antes e depois de adultas procuram o projeto para concluir os estudos”, conta.

O Emancipa é uma ONG de educação popular, fundada e presidida por Luciana Genro, que já ajudou milhares de pessoas a ingressar na universidade ao oferecer cursinho gratuito pré-vestibular e pré-Enem. Nas periferias, o projeto realiza ainda um trabalho de auxílio às comunidades nas regiões em que se insere.

Convenção da federação PSOL-Rede ocorre no próximo domingo (24/07) em Porto Alegre

A federação partidária formada pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade, presidida por Luciana Genro, realizará a convenção eleitoral no próximo domingo (24/07) na Capital gaúcha.

Na ocasião, serão oficializadas as pré-candidaturas dos dois partidos no estado. A atividade terá início às 15h, no Centro de Eventos Barros Cassal, na Rua Dr. Barros Cassal, 220, bairro Floresta.