Foto: Divulgação/ Unisinos
Foto: Divulgação/ Unisinos

| Educação

Os estudantes de 12 programas de pós-graduação da Unisinos foram surpreendidos, na semana passada, com a notícia do encerramento de seus cursos, a partir de decisão da própria universidade. Dentre os programas que serão fechados está o de Comunicação Social, o único da região Sul com nota 6 pela avaliação da Capes, considerado de excelência. A partir de solicitações dos pós-graduandos, a deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL, reuniram-se com uma representante dos estudantes nesta segunda-feira (25).

A doutoranda em Comunicação Bianca Rosa relatou que o corpo discente foi pego de surpresa e que a notícia foi dada de uma hora para a outra, com a justificativa de um planejamento estratégico por parte da instituição. “Alguns PPGs começaram a informar que não teriam processo seletivo, e então a avisar os professores, foi feito de forma muito sorrateira. Isso seguiu uma lógica muito empresarial, disseram que estão com problema de grana e resolveram focar na graduação”, relatou.

Deputadas se reuniram com a estudante de forma virtual nesta segunda-feira (25).

Segundo ela, a Unisinos está bastante irredutível, embora os pós-graduandos sigam na luta pela reversão do quadro. O plano da universidade é manter os programas até 2025, quando terminam os doutorados dos últimos estudantes a entrarem, mas essa perspectiva prejudica as aulas e pesquisas. “Não tem como eles prometerem excelência e estrutura até o final da nossa tese, porque os professores já estão sabendo que vão ser demitidos. Isso é uma situação extremamente cruel e desumana. Para nós, é horrível fazer uma pesquisa sabendo que nossos professores já estão demitidos”, ponderou.

Ela destaca que a Capes inclusive emitiu uma nota sobre o aumento de investimentos na Pós-Graduação da Unisinos, além do aumento no número de bolsas em 2022. Dentre os alunos, muitos pagam pelos cursos, enquanto outros têm variadas formas de financiamento e bolsas de pesquisa. A comunidade acredita que a decisão pode ter sido política e que não haveria motivos para encerrar um curso tão conceituado.

Mobilização organizada pelos estudantes está marcada para esta terça-feira (26).

Após ouvir o relato da doutoranda, a deputada Luciana Genro sugeriu que seja criada uma comissão que represente pós-graduandos de todos os cursos a serem encerrados, para solicitar uma reunião com a Reitoria. “Vocês fazem esse pedido, criam essa organização, e nós entramos em campo pedindo para sermos recebidas junto. A mobilização de vocês é muito importante para tentar frear esse processo”, orientou.

Fernanda Melchionna destacou que a situação dos professores também é preocupante e seria interessante eles procurarem o sindicato que representa a categoria, o Sinpro, assim como se somarem à luta contra os fechamentos. As deputadas estarão presentes no ato marcado pelos pós-graduandos nesta terça-feira (26) no campus de São Leopoldo da universidade. Os estudantes também estão se mobilizando para protestar na sede de Porto Alegre, na Nilo Peçanha.