A deputada e o vice-presidente do PSOL em NH entregaram aos alunos material sobre o projeto de lei que inclui a Mostratec no calendário oficial do estado. | Foto: Samir Oliveira
A deputada e o vice-presidente do PSOL em NH entregaram aos alunos material sobre o projeto de lei que inclui a Mostratec no calendário oficial do estado. | Foto: Samir Oliveira

| Educação | Notícias

A Mostratec é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, e acontece todo ano em Novo Hamburgo, na Fundação Liberato. Para valorizar esse evento tão importante para o fomento à ciência e à pesquisa entre os jovens, a deputada estadual Luciana Genro apresentou um projeto de lei que inclui a Mostratec no calendário oficial do estado. A iniciativa partiu do ex-aluno da Liberato, o jovem Émerson da Costa, que já foi premiado na feira.

Luciana Genro, que é presidente estadual do PSOL, e Émerson, que é vice-presidente do partido em Novo Hamburgo, estiveram na Liberato dialogando com os alunos sobre a importância desse projeto (PL 123/2022) e da valorização da ciência e da pesquisa – área que vem sendo tão atacada pelo governo federal e abandonada pelo governo estadual. “Graças à Mostratec, muitos jovens cientistas recebem premiações, destaque e oportunidade de levar suas pesquisas mais longe. É muito importante que a feira tenha esse reconhecimento do Legislativo gaúcho e seja incluída no calendário oficial de eventos do estado”, disse a deputada.

Um dos estudantes que teve muitas portas abertas devido à Mostratec foi o próprio Émerson, ex-aluno do curso de Mecânica, que participou da feira em duas ocasiões, sendo premiado pelo projeto que apresentou. A premiação rendeu uma bolsa de estudos para cursar Engenharia na Unisinos e uma vaga para participar da maior feira de ciências do mundo, nos Estados Unidos. “O investimento em ciência e pesquisa muda a vida das pessoas e dá uma oportunidade de futuro à juventude e de desenvolvimento ao país. Por isso queremos valorizar a Mostratec com esse projeto”, considerou Émerson.

Além de dialogar com a comunidade da Fundação Liberato sobre o projeto de lei, Luciana Genro e Émerson da Costa entregaram aos estudantes o material de prestação de contas do mandato da deputada, em que consta um registro das nossas principais pautas, atividades, projetos de lei, ofícios e cobranças. A cartilha é dividida em 18 grandes eixos de atuação, sendo um resumo bastante completo das atividades realizadas pela deputada, que desde 2019 já aprovou cinco projetos de lei, enviou 352 ofícios e preside seis Frentes Parlamentares.

Panfletagem em Novo Hamburgo