Mostratec ocorre anualmente em Novo Hamburgo, com organização da Fundação Liberato. Foto: Divulgação
Mostratec ocorre anualmente em Novo Hamburgo, com organização da Fundação Liberato. Foto: Divulgação

| Educação

A partir de solicitação do vice-presidente do PSOL de Novo Hamburgo Émerson da Costa, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou projeto de lei (PL 123/2022) para incluir a Mostratec (Mostra de Criatividade em Ciências, Arte e Tecnologia) no Calendário Oficial do Rio Grande do Sul. A Mostra ocorre anualmente em Novo Hamburgo e conta com cerca de 750 trabalhos apresentados, feitos por jovens cientistas que estão em idade escolar.

Com quase 40 anos de existência, a Mostratec é a maior feira de de jovens cientistas da América Latina e conta com representantes de todos os estados brasileiros, além de 20 países, com uma circulação média de 40 mil a 50 mil pessoas. O evento é planejado e organizado pela Fundação Liberato, a maior escola pública do estado, voltada ao ensino técnico.

“Fazer a feira é um desafio enorme, não existe a garantia de realização anualmente. Então esse projeto de lei da deputada Luciana Genro seria um passo a mais para a valorização. Colocar a Mostratec como evento do estado do Rio Grande do Sul é uma forma de garantir o reconhecimento da feira. Assim, podemos também conseguir mais recursos e apoios”, afirma Émerson, relatando que a feira é organizada pela própria comunidade escolar.

Émerson é dirigente do PSOL em Novo Hamburgo e procurou Luciana Genro sobre o projeto.

Ele próprio foi estudante do Liberato, onde se graduou no curso técnico em Mecânica, e participou da Mostratec em duas ocasiões, sendo premiado pelo projeto que apresentou, o que o rendeu uma bolsa de estudos para cursar Engenharia na Unisinos e uma vaga para participar da maior feira de ciências do mundo, nos Estados Unidos. “Foi muito importante para mim e eu gostaria que outros estudantes tivessem a garantia de participar, a garantia de que a feira vai acontecer”, relata. A Mostratec tradicionalmente ocorre todos os anos em outubro.

“O trabalho realizado pela Fundação Liberato mostra a importância de se investir e incentivar a pesquisa desde cedo. Colocar a Mostratec no calendário do estado é reconhecer que a educação pode mudar a vida dos nossos jovens. Estou junto com o Émerson e toda a comunidade do Liberato nesta luta”, afirma Luciana Genro.

Leia a íntegra e a justificativa do projeto de lei 123/2022.