| PSOL

A convenção eleitoral da federação formada por PSOL e Rede no Rio Grande do Sul ocorreu no domingo, dia 24, e oficializou os nomes do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas para o governo do estado, junto com a professora Neiva Lazzarotto como vice. O encontro ainda homologou a candidatura de Roberto Robaina, vereador da Capital, ao Senado, e uma nominata de 32 candidaturas do PSOL à Assembleia Legislativa, puxada pela deputada estadual Luciana Genro, e 30 nomes do partido à Câmara dos Deputados, liderados pela deputada federal Fernanda Melchionna. A convenção reuniu mais de 500 pessoas no Centro de Eventos Barros Cassal e também confirmou duas candidaturas a deputado federal da Rede e quatro a estadual.

“Temos a obrigação de apresentar ao povo uma alternativa de esquerda para governar o estado e mudar a lógica neoliberal que tem comandado a política gaúcha no último período e desmontado os serviços públicos. Nossa prioridade será o combate à fome e à miséria”, disse Pedro Ruas, que participou do evento de forma online, já que testou positivo para H1N1.

A convenção foi comandada pela deputada estadual Luciana Genro, presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, e contou com uma mesa de abertura composta também pela chapa majoritária do partido (Pedro Ruas, Neiva Lazzarotto e Roberto Robaina), pela deputada federal Fernanda Melchionna, pelos vereadores de Porto Alegre Karen Santos e Matheus Gomes e pelo representante da direção nacional da Rede, Gustavo Di Biase. Além da federação com a Rede, o PSOL terá o apoio da UP nas eleições deste ano, na chapa majoritária.

Convenção oficializou 32 candidaturas à Assembleia Legislativa pelo PSOL e 30 à Câmara dos Deputados. Foto: Samir Oliveira

Na disputa pelo Senado, Roberto Robaina é o único nome da esquerda colocado até o momento e falou sobre a necessidade de enfrentar a extrema direita e a direita liberal ligada ao agronegócio, representados pelos nomes do vice-presidente Hamilton Mourão, da vereadora Nadia Gerhard e da ex-senadora Ana Amélia Lemos. “Precisamos derrotar o bolsonarismo nas urnas e seguir esta batalha nas ruas, após as eleições, pois a extrema direita seguirá organizada e atuante no país”, avaliou.

A convenção também confirmou os nomes dos suplentes de Robaina no Senado: a engenheira de Canoas Gisele Domingues (1ª suplente) e o líder comunitário da Restinga e pai de santo Luís Benhur Pedroso (2º suplente).

Já as nominatas proporcionais do PSOL serão lideradas pelas deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, que disputarão a reeleição. Ao todo, são 32 nomes lançados pelo PSOL para a Assembleia Legislativa e 30 para a Câmara dos Deputados. 

Das 10 mulheres lançadas à deputada estadual, cinco são negras. Entre os homens, são 9 negros. Já a deputado federal disputam 13 mulheres, das quais três são negras, e 3 homens negros entre os 13 candidatos. O PSOL ainda confirmou a candidatura de duas mulheres trans no pleito, uma a estadual e uma a federal.

A convenção contou, ainda, com a presença do militante ucraniano Zakhar Popovych, do Movimento Social, um partido político da esquerda socialista do país. “Agradeço muito o apoio de parlamentares e militantes do PSOL ao povo ucraniano na luta contra a agressão imperialista promovida pela Rússia”, disse.

Fernanda Melchionna e Luciana Genro lideram as nominatas a federal e estadual pelo PSOL. Foto: Samir Oliveira

CHAPA MAJORITÁRIA: PSOL, REDE, UP

Pedro Ruas – Governador

Neiva Lazzarotto – Vice-governadora (professora estadual, dirigente sindical, PSOL)

Roberto Robaina – Senador

Gisele Domingues – 1o suplente de Senador (engenheira de Canoas, ativista ambiental, PSOL)

Luís Benhur Pedroso – 2o suplente de Senador (líder comunitário da Restinga, pai de santo).

NOMINATA PROPORCIONAL

As nominatas proporcionais são lideradas pelas deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, que disputarão a reeleição. Ao todo, são 32 nomes lançados para a Assembleia Legislativa e 30 para a Câmara dos Deputados. 

Das 10 mulheres lançadas à deputada estadual, cinco são negras. Entre os homens, são 9 negros. Já a deputado federal disputam 13 mulheres, das quais três são negras, e 3 homens negros entre os 13 candidatos. O PSOL ainda confirmou a candidatura de duas mulheres trans no pleito, uma a estadual e uma a federal.

A Rede terá 2 candidatos a deputado federal e 4 a estadual. 

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL – PSOL

Alexander Fraga da Silva 

Alice Carvalho

Andre Nogueira

André Rota Sena

Betina Dias Torriani

Celso Arlindo Giese

Eloir de Oliveira

Fabiane Gomes

Fabiano Mello da Costa

Fernanda Pinto Miranda

Guilherme Gila da Silva

Guilherme Sturmer Lovatto

Jackes Santos de Andrade

João Carlos Souza do Amaral 

John Elvis

Karen Moraes dos Santos 

Karina Luiza dos Santos de Paula

Kerly Ferro

Laís Magbel

Leandro Franke Gonçalves

Luana da Silva Rosa 

Luciana Krebs Genro

Luis Giovanni Boavista Ferraz

Matheus Pereira Gomes

Patrick Luan Alves da Silva

Paulo Sergio da Silva

Pedro José da Silva

Telismar Lemos

Vantuir Emerson Rodrigues

Vilmar Francisco da Silva

Wilher Welter

Wilson Almeida – Pai Wilson

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL – REDE

Ana Cristina Londe Nogueira Aguirre

Inês Zefferino dos Santos

Nelcir André Varnier

Rita de Cássia Piotrowski

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL – PSOL

Abraão Fernandes Godois

Aline Kerber

Almiro Rodrigo Ghrat – Cebola

Antonio Arlan Brum Nunes

Bruno de Azambuja Silveira

Caroline Roque

Christopher Veleda

Cláudia Regina Mendes de Ávila

Eduardo Luis Ruppenthal

Emerson da Costa Silva

Fernanda Melchionna e Silva

Graziela Oliveira Neto da Rosa

Humberto Matos de Oliveira

Iago Sanchez Lacerda

Ingra Costa e Silva

Júlio César Araújo das Neves

Jurandir  Buchweitz e Silva

Líbia Maria Serpa Aquino

Lucia Helena da Luz

Luis Carlos Trombeta 

Marcio Chagas da Silva

Natasha Ferreira

Paloma de Freitas Daudt 

Patricia de Oliveira Rex 

Pedro Daniel de Oliveira Soares

Romer dos Santos Guex

Tamyres Francis carvalho Filgueira

Tiago Marcelo da Silva Martins – Pai Tiago

Vinicius de Moraes Brasil

Zila Teresinha Campos Farias

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL – REDE

Julio Alberto Braga Lopes de Moura

Viviane dos Santos Pereira