Foto: Hugo Scotte
Foto: Hugo Scotte

| santa maria | Saúde

As deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchionna, do PSOL, encontraram-se no sábado (04/06) com o grupo de mulheres que representam pessoas portadoras de Fibromialgia na cidade de Santa Maria. Na reunião ficou acertado que Luciana Genro apresentará um projeto de lei para criar a Semana de Conscientização sobre Fibromialgia no estado, atendendo a uma demanda dos movimentos que atuam na pauta.

Gabriela Bertolo, estudante de fisioterapia e portadora de fibromialgia, apresentou as problemáticas que pessoas com a doença sofrem no seu dia a dia, pela falta de estudos na área, falta de recorte de gênero e raça e despreparo de equipes médicas ao não ter uma especialidade para tratar especificamente a doença. “Cerca de 2% da população brasileira é portadora de fibromialgia, sendo 80% mulheres. Porém, não temos estudos realizados com mulheres, a maioria é feito com homens, então ainda não sabemos o tratamento adequado para as portadoras”, afirmou Gabriela. 

Carina Corrêa, militante do PSOL em Santa Maria e também integrante do grupo, apresentou exemplos de como a doença afeta cotidianamente as pessoas e que, atualmente, o Legislativo não contempla ações específicas para os portadores. “Tem dias que não conseguimos tocar nas coisas, que até o fio dos cabelos dói. Como vamos afirmar um compromisso de trabalho, por exemplo, se tem dias que não conseguimos nem levantar da cama?”, perguntou Carina. 

O grupo irá escrever um projeto de lei no âmbito estadual, que será apresentado pela deputada Luciana Genro, para criar uma Semana de Conscientização de Fibromialgia, para que o sistema de saúde seja capacitado para atender especificamente essas doenças e também para que a população tenha acesso a informações, auxiliando inclusive em futuros diagnósticos. 

“É essencial que o poder público conscientize a população sobre esses casos citados pelas integrantes do grupo, para que o atendimento no sistema de saúde também se modifique e contemple o melhor tratamento para essas pessoas. Vou protocolar esse projeto e creio que será aprovado, levando essa pauta a um nível estadual e dando mais forças para esses grupos lutarem por tratamentos melhores”, concluiu Luciana Genro.

A deputada Fernanda Melchionna assumiu o compromisso de fiscalizar o projeto nacional que visa acrescentar as formas incapacitantes das doenças reumáticas, neuromusculares e osteoarticulares crônicas ou degenerativas entre as doenças e condições cujos portadores são beneficiados com a isenção do cumprimento de prazo de carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, já em tramitação do Senado e que depois passará pela Câmara dos Deputados.