Deputada vem cobrando mecanismos para facilitar embarque e desembarque de cadeirantes. | Foto: WikiCommons
Deputada vem cobrando mecanismos para facilitar embarque e desembarque de cadeirantes. | Foto: WikiCommons

| Notícias | Transporte público

A deputada Luciana Genro (PSOL) vem se engajando na luta por maior acessibilidade para pessoas cadeirantes, com deficiência e com dificuldades de locomoção nas estações e vagões da Trensurb. Estes usuários enfrentam dificuldades tanto para circular nas estações quanto para embarcar e desembarcar dos trens, e cobram que haja ferramentas para facilitar seu deslocamento. A parlamentar encaminhou pedido de reunião com a diretoria da empresa para tratar do assunto.

Em julho de 2021, após ser procurada por uma apoiadora que enfrentava dificuldades de acesso ao trem, Luciana Genro enviou ofício à Trensurb, sugerindo que fosse utilizada uma rampa metálica, cujo protótipo foi elaborado por um trabalhador da própria empresa, para facilitar a entrada e saída de cadeirantes. Cerca de um mês depois, o diretor-presidente da Trensurb respondeu ao ofício informando que o objeto foi “exaustivamente testado” e acabou não sendo aprovado em sua totalidade, precisando ser encaminhado ao setor de engenharia para passar por adaptações.

Rampa metálica foi desenvolvida por trabalhador da própria empresa.

Nove meses depois, a deputada recebeu relatos de que a rampa ainda não havia sido implantada e nem outras medidas foram utilizadas para facilitar a acessibilidade de cadeirantes nos trens e estações. Por isso, a parlamentar encaminhou novo ofício solicitando uma reunião com a direção da empresa, com participação da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular e o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre.

“Quando a Trensurb nos respondeu que estava testando a rampa que traria mais acessibilidade, encaramos como uma notícia positiva. Mas não é possível que, quase um ano depois, o aparelho ainda não tenha sido encaminhado para o uso e nenhuma outra alternativa tenha sido apresentada”, aponta Luciana Genro.