dog-g605e182a8_1920
dog-g605e182a8_1920

| Animais

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) irá solicitar audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa sobre o caso de infecções de animais na Colônia de Pescadores Z-3 de Pelotas. O assunto foi levado à parlamentar pelo vereador do PSOL na cidade, Jurandir Silva, que vem acompanhando o caso e visitou o local na última quarta-feira (6).

Na visita, o vereador encontrou situações gravíssimas de sintomas em animais de diferentes espécies, principalmente nos cães, mas também galinhas e patos. Há relatos de pelo menos 15 cachorros que ficaram paralisados, dos quais dois morreram, além de galinhas que vieram a óbito no local.

Segundo o jornal Diário Popular, a suspeita principal é de intoxicação por cloreto de potássio, que pode estar relacionada com aplicação de agrotóxicos. “Entendemos que é absolutamente necessário elucidar as causas das contaminações nos animais e se existe relação entre os casos e as pulverizações de agrotóxicos. Também queremos analisar o possível impacto dos agrotóxicos na comunidade”, afirmou Jurandir.

Assim que foi contatada pelo vereador, Luciana Genro passou a atuar na pauta. A deputada vem realizando diversas ações de proteção e combate aos maus tratos com animais. Em 2021, denunciou a situação do Centro de Zoonoeses de Viamão, onde animais viviam em condições precárias, e o Ministério Público determinou o fechamento do local.

“Esperamos que essas denúncias da Colônia Z-3 sejam tratadas pelo estado e pelo município com a gravidade que merecem. São muitos animais que estão em sofrimento e até mesmo morrendo. Precisamos entender se os agrotóxicos estão causando essa situação”, colocou Luciana Genro.