Luciana Genro esteve na escola Paraíba nesta quinta-feira (7).
Luciana Genro esteve na escola Paraíba nesta quinta-feira (7).

| Educação | Emancipa Mulher | Notícias

A equipe Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, tem levado para escolas públicas uma aula sobre machismo e assédio, com o objetivo de conscientizar a respeito do combate à violência contra a mulher e dos direitos das mulheres. Nesta quinta-feira (7), a fundadora da Emancipa Mulher, deputada Luciana Genro, a coordenadora Carla Zanella e a integrante da equipe Cris Machado foram à Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba, localizada na zona sul de Porto Alegre, conversar com os estudantes dos turnos da manhã e da tarde.

Na manhã desta sexta-feira (8), a equipe também foi ao Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca dialogar sobre o assunto com os estudantes. “Consideramos muito importante conversar com adolescentes sobre essas questões, para que eles não virem adultos que reproduzem atitudes machistas. Estamos abertas a convites para irmos a escolas com a palestra”, afirmou Luciana Genro.

O convite para ir à escola Paraíba foi feito pela professora Nadejane Travassos Assis, que leciona Geografia. A deputada também conheceu a escola, dialogando com professoras e estudantes das diversas turmas, antes de iniciar a palestra. Luciana Genro fez uma fala inicial sobre o assunto, explicando a importância de se ter consciência e refletir sobre ações que podem ser machistas. “Queremos ter uma sociedade mais democrática, mais igualitária, em que todos tenham os mesmos direitos”, colocou para as três turmas que assistiam à palestra.

Professora e coordenadora da Emancipa Mulher, Carla Zanella fez uma fala didática para os adolescentes.

Em seguida, Carla Zanella fez uma fala didática, explicando as diversas atitudes machistas que podem ser encontradas na sociedade, envolvendo os estudantes com os exemplos dados, que participaram com atenção. Termos como manterrupting, que se refere a quando um homem interrompe uma mulher que está falando, e mansplaining, quando um homem quer explicar algo para uma mulher que ela já sabe, foram ensinados. “As gurias sabem que quando tentamos falar de futebol, os guris já consideram que a gente não entende nada, não é? Isso é causado pelo machismo”, exemplificou Carla.

Após as falas, elas distribuíram aos estudantes “machistômetros”, material que explica os diversos tipos de machismo, que podem levar até mesmo à violência física e ao feminicídio. A Emancipa Mulher também está aberta a dialogar com as escolas sobre outras aulas referentes a questões de gênero. Integrante da equipe da Emancipa Mulher, Cris Machado articulou a visita à próxima escola, a Escola Municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, na Restinga, onde o diálogo será com jovens e adultos que estudam no EJA.

Emancipa Mulher também esteve no Colégio Odila Gay da Fonseca.

Na Escola Paraíba, a deputada também teve a oportunidade de conhecer o Centro Esportivo de Badminton da escola, conduzido pela professora Vera Mastrascusa, que conta com alunos que são atletas já premiados em campeonatos estaduais e nacionais. A professora relata que em 2017, no governo de José Ivo Sartori, a Secretaria de Educação remanejou parte das horas dela para outra escola, na prática inviabilizando a continuidade do projeto. Atualmente, ela realiza o trabalho de forma voluntária, dando aulas de badminton às noites para os estudantes, e já solicitou à Seduc que seja possível retomar as horas na Paraíba.

Luciana Genro e Carla Zanella com as professoras da Escola Paraíba.

A Emancipa Mulher realiza diversas atividades e aulas voltadas a questões de gênero, direitos da mulher, empoderamento feminino e combate ao machismo. A instituição também elaborou a cartilha Laudelina de Campos Melo, que apresenta um resgate histórico do feminismo e suas histórias, sempre marcando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe.

Professoras e escolas que tiverem interesse em convidar a Emancipa Mulher a dialogarem com os estudantes podem entrar em contato com a Carla Zanella pelo telefone: (51) 99233-0939.