Nova direção municipal do PSOL de Novo Hamburgo foi eleita no domingo, dia 13/02.
Nova direção municipal do PSOL de Novo Hamburgo foi eleita no domingo, dia 13/02.

| PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade de Novo Hamburgo escolheu, na tarde deste domingo (13/02), a nova diretoria do partido que assume o cargo pelos próximos dois anos. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e mobilizou a militância para os passos que serão dados para as candidaturas nas eleições estaduais e federais deste ano.

Em eleição por aclamação, Luana Rosa foi eleita presidenta da sigla. Bióloga e Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, Luana é uma referência no Rio Grande do Sul na questão ambiental, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos conflitos socioambientais e mudanças climáticas. Luana também preside atualmente o Movimento Roessler para defesa ambiental, renomada entidade ambientalista no município.

O vice-presidente do partido, Émerson da Costa, é considerado uma importante referência da nova geração do PSOL em Novo Hamburgo. Com forte atuação junto ao movimento LGBTQIA+ e às juventudes, Émerson se destacou nas últimas eleições, sendo o candidato a vereança mais votado da sigla no município.

Ao transmitir o cargo, o presidente do PSOL na gestão anterior, Gustavo Oliveira (Comanchi), lembrou da trajetória do partido em Novo Hamburgo e o crescimento com as manifestações recentes contra o governo federal, que deram voz a um movimento legítimo de esquerda liderado pelo partido e outras forças da cidade.

O lançamento de nomes fortes que representem as ideias do partido na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal foi outro tema tratado no encontro. O pré-candidato ao governo do Estado, Pedro Ruas, trouxe sua experiência de décadas de militância ao destacar a importância do PSOL como um partido verdadeiramente de esquerda.

Segundo Ruas, a organização da sigla deve se manter fiel às diretrizes que nortearam a fundação do PSOL em todo o país, levando adiante a discussão sobre temas fundamentais para a sociedade. Para isso, é fundamental lançar candidaturas no maior número possível de municípios no Estado.

“Nós queremos o fortalecimento do PSOL porque sabemos que ele existe para fazer a diferença na sociedade, pra ser um partido de esquerda, com vocação revolucionária e que tenha nos princípios socialistas a sua afirmação. É isso que nós somos. Os princípios que nós não pudermos reafirmar nacionalmente nós vamos afirmar aqui no Estado, não somente em Novo Hamburgo, mas também em outras cidades como Porto Alegre, Viamão, Alegrete, Livramento, Itaqui e Pelotas, por exemplo”, afirmou Pedro Ruas.

A integrante do diretório estadual Tamyres Filgueira destacou a importância da mobilização em torno do combate ao atual projeto de extrema direita do governo Jair Bolsonaro. De acordo com ela, porém, é importante que o partido reconsidere a posição já anunciada de que vai abrir mão da candidatura majoritária ainda no primeiro turno das eleições presidenciais desse ano, para se ter a certeza de que as pautas que defendem os trabalhadores não serão abandonadas.

“Para nós, é importantíssimo ter a candidatura própria. Para nós, não vai ser o PT que vai defender os programas dos trabalhadores. A gente não quer derrotar somente o Bolsonaro no primeiro turno, mas sim o projeto que esse governo representa, que é um projeto de extrema-direita, e o Geraldo Alckmin como vice na chapa de Lula representa também um projeto de direita. Não podemos nos iludir”, afirmou Tamyres.

Ao assumir o cargo, a nova presidenta do PSOL, Luana Rosa destacou a importância de uma mulher liderar um diretório de tamanha relevância no estado. Luana agradeceu a confiança dos demais integrantes e se colocou inteiramente à disposição para as lutas que virão pela frente em 2022.

“Me inseri na política partidária para fazer a diferença! Estou aqui para representar todas e todos e fazer o meu melhor. Vamos ter um diretório bem combativo, porque o cenário político e social exige. Queremos agora ocupar os espaços para fazer muitas ações em Novo Hamburgo e mostrar a nossa cara, demonstrando a nossa força”, assegurou Luana.

Composição do diretório municipal do PSOL em Novo Hamburgo

Luana Rosa – presidenta
Émerson da Costa – vice-presidente
Felipe Mesquita – secretário geral
Váva Stibel – secretária de finanças
Robson Klein
Cândida Selau
Ana Katia Abrahão
Tiago Eduardo Genehr
Adrian Simon
Suplentes: Gustavo Oliveira (Comanchi), Felipe Oliveira, Gil Muller