Luciana Genro e Natasha Ferreira se reuniram com Ana Paula nesta segunda-feira (21).
Luciana Genro e Natasha Ferreira se reuniram com Ana Paula nesta segunda-feira (21).

| LGBT

As pessoas transexuais e travestis estão entre os grupos mais estigmatizados da sociedade, o que se reflete nos baixos níveis de escolarização e altos índices de abandono escolar por parte desta população. Pensando nisso, a deputada Luciana Genro (PSOL) pretende destinar emendas parlamentares para o ano de 2023 para que a população trans em vulnerabilidade social possa concluir os estudos.

A demanda foi trazida para a deputada pela Rede Trans Brasil, coordenada em Porto Alegre por Ana Paula Sander, que se reuniu com Luciana Genro e a vereadora suplente de Porto Alegre Natasha Ferreira nesta segunda-feira (21). A parlamentar já havia recebido, em novembro, a presidenta nacional da Rede Nacional de Pessoas Trans, Tathiane Araújo, a presidenta da ONG Igualdade – RS, Marcelly Malta, além de Ana Paula, que apresentaram a ela o programa Oportunizar – Ação Nacional de Formação e Empregabilidade a Pessoas Trans, que em Porto Alegre é coordenado por ela.

“Muitas pessoas trans têm dificuldade em encontrar emprego, em muitas ocasiões elas não têm nenhuma renda, por não ter ensino básico. Então conversamos com a deputada, que propôs realizar essa parceria por meio das emendas parlamentares para que a população trans possa voltar a estudar. Ela queria colocar um projeto de lei aos moldes do Transcidadania, mas avaliamos que seria difícil de aprovar na Assembleia”, relata Ana Paula.

Luciana Genro é aliada da causa LGBT e se comprometeu em estudar as possíveis alternativas para que o orçamento de emenda parlamentar possa ser destinado às bolsas de estudo para a população trans. “Sabemos os estigmas que as pessoas transexuais enfrentam, e o abandono da escola é um sintoma disso. Iremos verificar a melhor forma de concretizar essa parceria”, afirmou a deputada.