| Antirracismo

O combate ao racismo em todas as suas formas tem sido uma das questões que têm guiado a atuação de Luciana Genro ao longo dos anos. A deputada busca ser uma aliada da causa antirracista, inclusive em sua atuação parlamentar. Confira algumas das nossas principais iniciativas neste sentido durante o ano de 2021:

DENÚNCIA DE CASO DE RACISMO NO INTERIOR DO ESTADO

O mandato da deputada acompanhou de perto um caso de racismo explícito que ocorreu no município de Não-Me-Toque, no interior do Rio Grande do Sul, onde um frentista de posto de gasolina teria recebido como sugestão de pagamento um punhado de bananas. Luciana Genro convidou o jovem que foi vítima a denunciar o ocorrido na Comissão de Direitos Humanos e auxiliou com denúncias e exposição do caso.

DIA ESTADUAL DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA

Luciana Genro é autora do projeto de lei 314/2021, que estabelece o 18 de agosto como Dia da Dança Afro-Brasileira no Rio Grande do Sul. A data homenageia a bailarina Mercedes Baptista, a primeira mulher negra a integrar o corpo de balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e precursora da dança afro-brasileira.

CARTILHA DO POVO DE TERREIRO

https://issuu.com/lucianagenro5/docs/psol_834_lg_cartilha_povo_de_terreiro_-_com_expedi

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, a deputada Luciana Genro lançou em 2021 a Cartilha do Povo de Terreiro, que foi construída pela equipe do seu mandato que é adepta às religiões de matriz africana, juntamente com o apoio de muitos pais, mães e filhos de santo. A cartilha traz um glossário sobre os termos das diversas vertentes das religiões de matriz africana, assim como a apresentação de vários orixás e divindades, além de artigos com debates políticos sobre as religiões e o combate ao racismo.

APOIO AO PROJETO ADINKRAS

Luciana Genro visitou e doou uma máquina de costura ao projeto Adinkras, A Força da Ancestralidade Africana na Cultura na Restinga. Dentre os produtos confeccionados e comercializados pelo grupo estão as afrobags, sacolas ecológicas criadas para substituir a utilização das tradicionais sacolas de plástico. O Emancipa Restinga é parceiro desta iniciativa e irá organizar uma feira para expor o trabalho desenvolvido pelas participantes.

DENÚNCIA DE CASO DE RACISMO EM SHOPPING

A partir de convite da deputada Luciana Genro, o cineasta Jeferson Silva Brum denunciou à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa uma situação de racismo que afirma ter sofrido dentro do Rua da Praia Shopping, em Porto Alegre. Luciana propôs que a Comissão acompanhe o caso e cobre explicações do shopping e da loja onde o caso ocorreu.

FRENTE PARLAMENTAR DO AFROEMPREENDEDORISMO

Luciana Genro coordena a Frente, lançada por iniciativa da Reafro.
Luciana Genro coordena a Frente, lançada por iniciativa da Reafro.

Em parceria com a Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), Luciana Genro lançou a Frente Parlamentar do Afroempreendedorismo na Assembleia Legislativa. O objetivo da Frente é valorizar o afroempreendedorismo e se somar na luta contra a discriminação a estes empreendedores.