Foto: Joel Vargas/AL
Foto: Joel Vargas/AL

| Educação | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício à Secretaria Estadual de Educação questionando o governo a respeito da redução de carga horária em diversas disciplinas do Ensino Médio. A mudança ocorre em meio à implementação do chamado novo Ensino Médio e tem gerado preocupação na comunidade escolar.

Clique e leia o ofício na íntegra.

“Tenho recebido muitas mensagens de professores preocupados com uma redução drástica na carga horária de suas matérias, algumas ficando restritas a apenas um ano do Ensino Médio. Quando terminar o recesso parlamentar, irei pautar o assunto na Comissão de Educação”, disse a deputada.

De acordo com a Portaria 350, publicada em 30 de dezembro pela Seduc, muitas disciplinas perderam carga horária, e portanto só serão ministradas em um único ano do Ensino Médio, com um período semanal. É o caso da Filosofia, que consta como componente curricular obrigatório apenas no 1° ano do Ensino Médio, com uma aula semanal.

Da mesma forma, aparece a Sociologia estando apenas no 2° ano com uma aula semanal, Educação Física no 1° ano com uma aula semanal e Espanhol restrito ao 2° ano também com uma aula semanal. As disciplinas de História e Geografia serão ministradas duas vezes por semana no 1o ano e uma vez por semana nos 2º e 3º anos. Já as disciplinas de Biologia, Física e Química terão dois períodos semanais, mas apenas nos dois primeiros anos, não sendo ministradas no 3º ano.

Luciana Genro solicita ao governo quais critérios foram adotados para reestruturar a carga horária da grade curricular. A deputada pede, ainda, que a Secretaria envie uma tabela comparando a carga horária vigente até então com a nova modalidade. “Para além de uma preocupação quantitativa no que tange à carga horária, trata-se de uma preocupação na formação humanista e saudável dos estudantes, uma vez que tais áreas do conhecimento formam uma visão crítica da realidade social, bem como a adoção de modos de vida mais salutares”, declarou.