| Educação

A educação é um dos principais eixos do mandato da deputada Luciana Genro. Integrante da Comissão de Educação da Assembleia, ela acompanhou a situação de diversas escolas e cobrou incessantemente da Secretaria por melhorias nas instituições, além de lutar ao lado dos professores contra os ataques do governo Leite. Confira algumas das nossas principais ações sobre educação:

DEFESA DA ESCOLA ERICA MARQUES, EM TERRA DE AREIA

A Erica Marques foi uma das escolas sobre as quais mais atuamos. Localizada no município Terra de Areia, a instituição está há três anos com obras paradas e a estrutura totalmente inutilizável. Enviamos ofício ao governo, convidamos a diretora da escola para denunciar a situação na Comissão de Educação e questionamos diretamente a secretária Raquel Teixeira sobre o assunto.

DEFESA DAS ESCOLAS ESTADUAIS

Raquel Teixeira participou de reunião online da Comissão de Educação.

Além da Erica Marques, a deputada Luciana Genro atuou cobrando do governo e levando à Comissão de Educação diversas outras escolas, como a José do Patrocínio, em Porto Alegre; Tuiuti, em Gravataí; Carlos Chagas, em Viamão; Vila Becker, em Novo Hamburgo; o Colégio Polivalente de Montenegro; Joaquim Nabuco, de Tupanciretã; a Escola Estadual Santa Inês, em Alegrete; e o CIEP de Livramento. Além disso, ela também visitou as escolas Lima e Silva, em Pelotas; Jardim América, em Capão do Leão; João de Cesaro, em Passo Fundo; Dr. Hildebrando Westphalen, em Cruz Alta; Margarida Pardelhas, em Cruz Alta, e Nhamandu Nhemopu’ã, em Viamão.

DEFESA DOS DIREITOS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS

Luciana Genro também participou de atos e levou à Assembleia a situação dos professores e funcionários de escolas, que estão há sete anos sem reposição salarial e vêm sofrendo uma série de ataques do governo. A deputada questionou a legalidade nos novos cortes ao adicional de difícil acesso promovidos por Leite e do desconto retroativo do vale-alimentação e vale-transporte.

VACINAÇÃO E PFF2 PARA PROFESSORES E ALUNOS

Lutamos muito durante a pandemia pela priorização dos professores e trabalhadores da educação na vacinação contra o coronavírus. Entendemos que as escolas deveriam ter sido as últimas a fechar as primeiras a abrir, mas que para isso era preciso ter condições de prevenção. Encaminhamos ofício ao governo solicitando a distribuição de PFF2 para a comunidade escolar e lançamos uma campanha pela vacina para todos, com priorização dos professores e funcionários de escolas.

DEFESA DA EJA E DA UFRGS

Audiência pública virtual contou com presença de professores, servidores e estudantes.

Realizamos audiências públicas sobre o fechamento de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado e da situação da UFRGS, que vem sofrendo com a intervenção do governo federal. Estamos na luta pela autonomia da universidade e pelo direito dos jovens e adultos terminarem seus estudos em horários adequados, em escolas próximas a suas casas e com qualidade.