| Educação | Notícias

Em reunião na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (04), a deputada Luciana Genro (PSOL) questionou a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, sobre as condições para a volta às aulas presenciais. O governo autorizou o retorno de todos os níveis a partir do decreto que colocou o estado em bandeira vermelha.

A deputada levantou a questão das máscaras fornecidas pelo governo aos trabalhadores das escolas estaduais. Reportagem do jornal Zero Hora trouxe relatos de professores que receberam máscaras finas de pano, que não parecem fornecer a proteção adequada contra o coronavírus. Luciana Genro cobrou que, se as escolas devem retornar presencialmente, no mínimo os profissionais da educação devem ter os equipamentos necessários.

“Defendo que os trabalhadores da educação deveriam estar no topo da lista de prioridades para a vacinação. Mas queremos pelo menos que o governo forneça máscaras que realmente protegem, e todos os estudos mostram que PFF2 são as que mais protegem. Então eu faria aqui a proposição concreta de que fosse fornecido pelo menos essas máscaras mais seguras”, solicitou a deputada.

Luciana Genro também disse que o Estado errou brutalmente ao não proporcionar que as escolas fossem as últimas a fechar e as primeiras a abrir. “Não tenho nenhuma dúvida da importância da presença de crianças e adolescentes nas escolas, essa é uma questão incontroversa. Mas há de se ter em conta que mesmo que as escolas consigam cumprir todos os protocolos, o que é muito duvidoso por parte das escolas públicas, as pessoas se deslocam para ir à escola. Por isso eu acho que é preciso compensar, se vamos abrir as escolas, tem que fechar alguma coisa. Foram abertos os bares e lojas, enquanto as escolas seguiram fechadas. Neste tempo todo nada foi feito pelo governo para melhorar a estrutura física a fim de diminuir riscos”, colocou.

A deputada ainda citou na reunião uma pesquisa do Dieese, que aponta que mais de 300 escolas públicas da rede estadual não possuem banheiro e somente 26,2% fornecem água potável.

A secretária admitiu que recebeu reclamações sobre as máscaras enviadas às escolas, mas disse que os equipamentos foram aprovados por especialistas da área da saúde. Ela afirmou que está sendo estudada a possibilidade de se comprar outro tipo de máscara, embora ainda sem garantias, e que o governo realizará um treinamento para professores sobre o uso dos equipamentos. A respeito da vacinação de professores e funcionários, explicou que governador aguarda autorização, que não foi fornecida pelo Ministério da Saúde, e então fez o recurso ao Supremo Tribunal Federal pedindo autorização para desobedecer a ordem do Plano Nacional de Imunização e vacinar professores.

Sobre este tema, a deputada Luciana Genro lançou, ainda em fevereiro, um abaixo-assinado solicitando vacina testagem e protocolos sanitários a professores, alunos e funcionários de escolas. Clique aqui, assine e ajude a divulgar a petição.

Confira o pronunciamento da deputada Luciana Genro na íntegra: