Luciana Genro dialogou com a população da cidade.
Luciana Genro dialogou com a população da cidade.

| Notícias

A deputada estadual Luciana Genro esteve em Alegrete nesta quinta-feira (2) para uma série de compromissos na cidade, incluindo reunião com os movimentos sociais da cidade, conversa com a população sobre a prestação de contas do mandato e visita ao centro multicultural da cidade. Confira abaixo as atividades do nosso mandato em Alegrete: 

REUNIÃO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Luciana Genro reuniu-se com representantes dos movimentos sociais da cidade para conversar sobre as demandas locais, além de debater sobre a política nacional. A reunião contou com presença de integrantes do grupo Amoras, movimento feminista da cidade que luta contra a violência contra as mulheres. Karina de Ávila, advogada e militante da pauta feminista, relatou que o número de violência doméstica na cidade é alto: “aqui não temos um atendimento que venha do serviço público, todas as denúncias e tentativa de resolução partem dos movimentos sociais. O Grupo Amoras surgiu por conta disso e atua independentemente nessas situações”, afirmou a advogada. 

O movimento está reivindicando a cessão de um imóvel, para que tenha sua sede própria e consiga atender com mais qualidade essas mulheres vítimas de violência. Além disso, solicitou apoio para que a cidade conte com a Patrulha Maria da Penha, necessitando da compra de uma viatura para a cidade. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL) destinou R$522 mil em emenda parlamentar para que a Polícia Civil do RS compre viaturas e solicitou que uma delas seja destinada à demanda de Alegrete.

Representantes do movimento Viver Sem Glúten Alegrete estiveram na reunião e agradeceram pelo acolhimento do Projeto de Lei n. 72/2021, que determina local apropriado em mercados para produtos sem glúten e lactose. O PL aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ir à votação em plenário. 

Luciana Genro se reuniu com movimentos sociais da cidade na sede do CREA.

Os movimentos apresentaram uma demanda sobre o conhecimento e cuidado com a síndrome da displasia ectodérmica, doença rara da qual há casos na cidade. Houve a reclamação de que o poder público não presta os devidos cuidados com as pessoas que carregam a síndrome. Luciana recebeu os relatos e levará à Assembleia Legislativa para que se estude a melhor forma de atender essas pessoas.

Pautas relacionadas à educação também foram abordadas na reunião. A professora Ana Rita, do Instituto Federal do Campus Alegrete, pediu apoio para que a bancada do PSOL fortaleça a luta contra os cortes na assistência estudantil, que já prejudica diversos estudantes do campus. 

A reunião ocorreu no centro da cidade, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

CONVERSA COM A POPULAÇÃO DE ALEGRETE

Luciana Genro realizou panfletagem no Calçadão de Alegrete, entregando a cartilha de prestação de contas do mandato e dialogando com a população sobre o projeto de lei para a instalação de câmeras em viaturas e nos uniformes dos policiais, junto das representantes do PSOL na cidade, Izabel Vieira, Mariana Goulart e Cristina Gonçalves. 

A deputada distribuiu a cartilha de seu mandato e dialogou com a população de Alerete.

VISITA AO COLETIVO MULTICULTURAL 

Em sua última agenda em Alegrete, Luciana Genro visitou o Coletivo Multicultural da cidade. O grupo organiza ações de cultura e lazer, como cinema, teatro, shows musicais, oficinas e rodas de conversa. 

O grupo apresentou a demanda de um local maior para que se consiga agregar mais pessoas e ampliar as atividades, já que o local em que está hoje é alugado e o custeio é por meio de vaquinhas e projetos autônomos de financiamento. Na cidade, há um espaço inutilizado, que pertence ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (DAER), onde o coletivo afirma ser um bom lugar para suas atividades. Luciana afirmou que irá levar essa demanda ao governo do estado, para que se fortaleça a cultura na cidade. 

Luciana irá levar ao governo demanda por um espaço para o Coletivo Multicultural da cidade.