Temporal no dia 20 de setembro causou estragos nas plantações da região. | Foto: Divulgação
Temporal no dia 20 de setembro causou estragos nas plantações da região. | Foto: Divulgação

| Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou nesta terça-feira (05/10) um ofício à secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, solicitando uma reunião para tratar dos impactos do temporal do dia 20 de setembro na vida de produtores de Caxias do Sul. A parlamentar ainda pede ao governo do estado a criação de uma linha de crédito para auxiliar as famílias afetadas pelos estragos, que chegam a R$ 50 milhões em perdas nas safras de hortifrutigranjeiros, conforme informado pela comunidade. A solicitação é que a secretária receba, junto com a deputada, uma comissão de representantes da região.

Luciana Genro visitou a comunidade e verificou os estragos causados pelo temporal na região. | Foto: Samir Oliveira

Na sexta-feira, dia 01, Luciana Genro visitou a região de Santa Lúcia do Piaí, um distrito de Caxias do Sul com 4 mil moradores que sobrevivem principalmente da agricultura. “A comunidade foi brutalmente atingida pelo temporal e está sem perspectivas de socorro. É preciso que o estado dê auxílio a estas famílias, pois além de ser uma questão humanitária, o prejuízo nas safras afeta toda a economia local”, disse a deputada.

Luciana também visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia, que atende mais de 400 alunos, a grande maioria filhos de agricultores da região. Devido aos estragos do temporal, o colégio está com sete salas de aula interditadas, além da biblioteca, da sala de artes e do ginásio esportivo.

A deputada foi acompanhada na comunidade pelo padre Adriano Palhano, vigário paroquial de Santa Lúcia do Piaí. Ele mostrou à Luciana Genro os danos causados pela tempestade e relatou os prejuízos que a região vem sofrendo. Também estiveram presentes os integrantes do PSOL de Caxias Vitor Hugo Gomes, Jonatan Fogaça e Agnaldo de Paula.

Confira abaixo o ofício enviado à Secretaria da Agricultura

Ofício 145/2021 – 05.10.2021 – Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul/RS

Porto Alegre, 05 de outubro de 2021.

Ofício n.o 145/2021-BAN
Objeto: Criação de linha de crédito e solicitação de reunião para tratar da situação dos moradores das comunidades de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, em Caxias do Sul/RS

Exma. Sra. Silvana Covatti, Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural:

Este mandato parlamentar visitou, na última semana, a comunidade de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, ocasião em que foi informado dos prejuízos causados pelo temporal ocorrido no último dia 20 de setembro¹.

A produção agrícola de hortifrutigranjeiros é uma das principais fontes de renda das famílias dos distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, que sofreram com grandes prejuízos causados pelo temporal – segundo informado, o prejuízo foi de cerca de R$ 50 milhões nas safras.

Para se ter uma dimensão dos estragos, a Escola Municipal Santa Lúcia, localizada na comunidade, está com sete salas de aula interditadas, além da biblioteca, sala de artes e do ginásio esportivo, que ficaram com rachaduras devido aos ventos intensos. A Escola corre risco de desabamento.

Enxergamos com preocupação a situação da comunidade, que teve a principal fonte de renda atingida e prejuízos milionários para a produção local. Entendemos que é papel do Estado, através desta Secretaria, auxiliar essas famílias, que se encontram desoladas e sem perspectivas diante dos estragos causados pelo temporal.

Por essa razão, sugerimos a criação de linha de crédito específica para os agricultores que sofreram prejuízos com o temporal e solicitamos agendamento de reunião deste mandato com a Secretaria e representantes da comunidade para tratar do assunto.

Saudações cordiais,

Luciana Genro

Deputada Estadual

¹ Luciana Genro visita comunidade atingida por temporal em Caxias e solicita auxílio a agricultores