| Interior | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) visitou nesta sexta-feira (01/10) a comunidade de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul. A região sofreu grande prejuízo com o temporal do dia 20 de setembro, afetando a produção agrícola de hortifrutigranjeiros e interditando uma parte da escola local.

A deputada encontrou o padre Adriano Palhano, vigário paroquial de Santa Lúcia do Piaí, que lhe relatou os danos causados pelo temporal. “Cerca 50 famílias foram afetadas, com um prejuízo de mais de R$ 50 milhões nas safras”, explicou o padre.

Luciana Genro irá solicitar uma audiência com a secretária estadual de Agricultura, Silvana Covatti, para levar uma representação da comunidade e cobrar que seja aberta uma linha de crédito aos agricultores que sofreram prejuízos com o temporal. “O governo do estado precisa auxiliar essas famílias, que estão abandonadas e sem perspectivas diante do estrago que sofreram”, disse.

A deputada ainda visitou a Escola Municipal Santa Lúcia, que está com sete salas de aula interditadas devido ao temporal, além da biblioteca, da sala de artes e do ginásio esportivo. Os ventos em 20 de setembro causaram rachaduras na parede do ginásio, que corre risco de desabamento. Isso fez com que toda uma parte da escola precisasse ser interditada.

“São mais de 400 alunos atendidos nesta escola, grande parte filhos dos agricultores da comunidade. O temporal causou estragos que até hoje não foram reparados”, comentou Luciana.

A diretora da escola, Cati Regina Tomazini, informou que já acionou a prefeitura e que está sendo elaborado o projeto para reparar a estrutura, com a provável reconstrução de uma parte do ginásio.

A localidade de Santa Lúcia do Piaí possui cerca de 4 mil habitantes e fica afastada do Centro de Caxias do Sul. Acompanharam a deputada na visita os integrantes do PSOL no município Vitor Hugo Gomes e Jonatan Fogaça.

Luciana Genro ainda fará panfletagem na Praça Dante a partir das 13h30, uma visita ao bairro Santa Fé e depois à Casa de Acolhimento LGBT. Às 19h a deputada ainda realiza uma reunião com a direção do PSOL de Caxias, que recentemente elegeu a professora Karina Santos como nova presidenta do partido no município.