Hospital Santa Ana foi inaugurado em 2018 no bairro Teresópolis. | Foto: Emmanuel da Rosa/ PMPA
Hospital Santa Ana foi inaugurado em 2018 no bairro Teresópolis. | Foto: Emmanuel da Rosa/ PMPA

| Notícias | Saúde | Segurança Pública

Após muita reivindicação dos trabalhadores, a direção do hospital Santa Ana anunciou a inauguração de um serviço de trajeto com ronda para garantir a segurança dos que circulam na região. Os funcionários e pacientes sofrem com assaltos constantes nas imediações do hospital, no bairro Teresópolis, Zona Sul de Porto Alegre. Integrantes do Sindisaúde-RS procuraram o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) sobre o assunto, e a parlamentar levou a demanda à Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Trabalhadores receberam panfleto sobre o serviço. Foto: Sindisaúde-RS

A vice-presidenta do Sindisaúde, Claudete Miranda, relatou na Comissão, no dia 30/09, que um número bastante significativo de profissionais já haviam sido assaltados na região e muitos não registraram boletim de ocorrência, por medo de represálias. As linhas de ônibus não chegam até o Hospital Santa Ana e o Hospital Espírita, que fica no mesmo espaço, fazendo com que os trabalhadores precisem caminhar por um local que não é seguro.

Agora a administração do hospital anunciou o serviço de ronda, que será realizado por seguranças uniformizados de motocicleta, ao longo do trajeto da esquina da Avenida Teresópolis até a entrada do Hospital. O serviço será feito por uma empresa contratada pela administração hospitalar, das 6h30 às 20h30. O Sindisaúde comemorou a decisão, apontando que ainda é preciso seguir a pressão no poder público para que o governo do estado garanta policiamento na região e a prefeitura de Porto Alegre aumente a frequência das linhas de ônibus.

A deputada Luciana Genro também considerou a ronda uma vitória. “A mobilização dos trabalhadores e do Sindisaúde, com todo apoio do nosso mandato, deu resultados com essa decisão da direção hospitalar. Mas ainda cobramos do governo do estado a garantia de mais segurança para a região”, ressaltou.