| Notícias | Saúde | Segurança Pública

Nesta quinta-feira (23) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve reunida com a diretoria do Sindisaúde – RS para tratar da grave situação que ameaça a segurança das funcionárias do Hospital Santa Ana, de Porto Alegre. O sindicato relatou que se tornaram frequentes os assaltos às profissionais da saúde no entorno do hospital e que, mesmo informada da situação, a gestão do HSA ainda não se pronunciou.  

Luciana Genro recebeu, do Sindisaúde-RS, um documento que relata uma série de denúncias feitas pelas trabalhadoras.

“É inadmissível que trabalhadoras que estão na linha de frente do combate à pandemia, após árduas jornadas, ainda enfrentem tanta insegurança após sair do trabalho. Vou levar essa questão para a Assembleia Legislativa e solicitar a participação do Sindisaúde na reunião da Comissão de Segurança para denunciar esta situação,” disse a deputada.  

O presidente do sindicato, Julio Jesien, acompanhado de outros diretores, entregou à deputada um documento que relata uma série de denúncias feitas pelas trabalhadoras, que observam o quadro se agravar desde 2020. No mesmo dia, pela manhã, o Sindisaúde realizou um ato em frente ao Hospital Santa Ana, denunciando o descaso da instituição. 

“Seguimos confiando na boa-fé da gestão, mas entendemos que o ato de hoje se fez necessário para preservar as vidas de nossas colegas do Santa Ana, alertando a população para o que está acontecendo e para a omissão do hospital, que não resolve o problema”, declarou Julio Jesien. 

Ainda no mês de julho o diretor do hospital, Maximiliano Marques, garantiu ao sindicato e em reportagem da RBS TV que uma empresa seria contratada para preservar a segurança dos funcionários. A gestão alegou ao Sindisaúde ter desfeito contrato já alinhavado com uma empresa por razões de “compliance”, garantindo, porém, que uma segunda empresa já estava em vias de ser efetivada. Até o presente momento o serviço ainda não foi implementado.