| Notícias | PSOL

Quase 90% dos filiados do PSOL no Rio Grande do Sul querem que o partido tenha uma candidatura própria à presidência da República em 2022. Este foi o resultado das eleições do Congresso do PSOL no estado, que encerrou no domingo (29) a etapa de votações municipais. O nome do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) está colocado como pré-candidato e recebeu apoio da maioria dos integrantes do partido no estado.

Ao todo, seis teses foram apresentadas ao conjunto dos filiados, representadas por diferentes correntes internas do PSOL e defendendo a política que o partido deve adotar no próximo período. As cinco teses que defendem uma candidatura própria à presidência somaram 88% dos votos. E a tese mais votada, com 59%, foi a Tese 5, apresentada pelo Movimento Esquerda Socialista (MES), grupo do qual fazem parte as deputada Luciana Genro e Fernanda Melchionna, além dos vereadores de Porto Alegre Roberto Robaina e Pedro Ruas, e de Pelotas, Jurandir Silva.

“Este resultado demonstra que o PSOL do Rio Grande do Sul está unido para defender as bases que levaram à fundação do partido, fazendo a mais ampla unidade de ação para enfrentar Bolsonaro e lutar por seu impeachment e, ao mesmo tempo, com a clareza política de que o primeiro turno das eleições deve servir para que mostremos ao povo brasileiro o programa que realmente pode tirar o país da crise, um programa anticapitalista que nos prepare para lutar com firmeza independente de quem ganhe as eleições de 2022”, disse Luciana Genro.

Luciana Genro, que é deputada estadual e já foi deputada federal, candidata à presidência da República e à prefeitura de Porto Alegre, é o nome apresentado pela Tese 5 para assumir a presidência do PSOL no Rio Grande do Sul. A decisão deve ser tomada no dia 11 de setembro, quando ocorrerá a votação estadual do Congresso do PSOL, a partir do voto dos delegados eleitos na etapa municipal de consulta aos filiados. Nos dias 25 e 26 de setembro ocorrerá a etapa nacional de votações, com os delegados eleitos pelos estados.