Franciele Rodrigues foi convidada pela deputada Luciana Genro a falar nos assuntos gerais da Comissão.
Franciele Rodrigues foi convidada pela deputada Luciana Genro a falar nos assuntos gerais da Comissão.

| Educação | Notícias

A integrante da direção do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFRGS, Franciele Rodrigues, apresentou à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa os problemas que vêm sendo enfrentados por estudantes cotistas que tiveram suas matrículas canceladas no início do mês de junho. Ela é estudante de Direito na universidade e foi convidada pela deputada Luciana Genro (PSOL) a levar a questão aos assuntos gerais da comissão. Os deputados se comprometeram a enviar um requerimento pedindo explicações à reitoria da universidade.

Fran relatou que o problema de permanência na universidade por parte dos estudantes que ingressam por ações afirmativas existe desde 2017. “A gente consegue ingressar, mas tem uma série de problemas no edital que prejudica a nossa permanência dentro da universidade”, afirmou. No último dia 2, mais de 190 estudantes foram desligados, muitos deles por terem dificuldade de conseguir os documentos necessários, como extratos bancários. Isso porque, no caso dos estudantes com menos condições socioeconômicos, muitas vezes as contas bancárias não têm movimentação ou até mesmo são inexistentes.

O DCE já está em contato com os bancos para que facilitem essa documentação, explicou Fran. Outro problema é a falta de prazo por parte da universidade para avaliar os documentos, o que faz com que muitos universitários sejam desligados após estarem há dois ou até três semestres dentro da instituição. “Na carta que encaminhamos, a gente solicitou que a universidade tenha um prazo de avaliação de 30 dias, prorrogável por mais 15. E esse prazo não sai do normal, fizemos um estudo de editais de diversas universidades federais do Brasil e todas têm um prazo de avaliar a documentação do estudante”, acrescentou.

A universitária pediu ajuda, em nome do DCE, da Comissão para que os estudantes que já foram desligados tenham uma segunda chance de conseguir a documentação necessária. “Estamos pedindo o auxílio da Comissão para nos ajudar a reverter esses problemas, que aumentem o prazo para que os estudantes que já foram desligados consigam correr atrás dessa documentação e a gente consiga combater essas desigualdades dentro da universidade”, falou, acrescentando que o desligamento foi em véspera de feriado, dificultando ainda mais que os estudantes pudessem conseguir os documentos.


Comissão irá encaminhar requerimento à UFRGS

Luciana Genro defende que estudantes sejam religados à universidade.

A deputada Luciana Genro, que convidou Fran a falar na Comissão, colocou que a demanda apresentada pela estudante é “extremamente razoável e justa” e criticou o fato de universitários estarem sendo desligados da universidade após um ano e meio de estudos e em plena pandemia. “Esses estudantes já enfrentam enormes dificuldades para estudar e tiveram uma grande vitória para entrar na universidade e agora estão sendo expulsos. Nós precisamos justamente de mais jovens de baixa renda na universidade”, colocou.

Ela sugeriu que a Comissão encaminhe um requerimento para a universidade pedindo explicações sobre o caso e solicitando um prazo para que os estudantes possam apresentar a documentação exigida, sendo religados à UFRGS. “Não queremos que nenhum estudante seja desligado por documentações que estão aquém das suas possibilidades”, afirmou.