Luciana Genro visitou local para colher informações para audiência pública.
Luciana Genro visitou local para colher informações para audiência pública.

| Notícias

Uma área verde de 100 hectares ao lado do ParkShopping, em Canoas, está sendo devastada em um processo no qual ambientalistas apontam uma série de irregularidades. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve no local na tarde desta segunda-feira (17), acompanhando visita do promotor Felipe Teixeira Neto, coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam) do Ministério Público, para vistoriar os impactos que o terreno vem sofrendo desde 2015.

O grupo de ambientalistas, alguns dos quais participam do Conselho de Meio Ambiente de Canoas, foi o responsável por denunciar a situação ao MP e guiar a visita. O biólogo Daniel Santos, que é conselheiro de Meio Ambiente da cidade, afirmou que o Conselho não foi ouvido durante o processo que resultou nas licenças que permitiram o loteamento da área. “Dentro do Capão do Corvo tem vários animais, e aqui é uma área grande, mas não apareceu nada de animais nos estudos. Eles dizem que não tem animais e não tem água, mas isso é porque estão drenando desde 2015”, denuncia.

Uma parte da área está sendo preparada para receber uma loja da Havan, enquanto o restante ainda não tem destinação específica, até onde os ambientalistas foram informados. Os ativistas mostraram ao promotor, à deputada Luciana Genro e à deputada Sofia Cavedon (PT), que também acompanhou a visita, as áreas onde havia córregos de água que foram drenados e, agora, há apenas água da chuva que se acumula no local. “Foi baixado o lençol freático, e por isso aqui agora pode alagar tudo”, explicou Gisele Domingues, engenheira ambiental que acompanha o caso como ambientalista desde o ano passado.

Promotor Felipe Teixeira Neto (ao centro) vistoriou o local após denúncia de ambientalistas. À direita na foto, alguns dos conselheiros do Meio Ambiente de Canoas que guiaram a visita.

Gisele foi quem levou a pauta à deputada Luciana Genro, que irá realizar uma audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19) sobre o assunto. “Vim acompanhar a visita a essa área de preservação ambiental para ver de perto as irregularidades que estão sendo denunciadas. Entendemos que essa é uma área muito importante para o meio ambiente na cidade de Canoas e é por isso que estamos propondo a audiência pública”, afirmou Luciana Genro.

Segundo Gisele, o envolvimento da deputada foi primordial para reviver o movimento pela preservação da área. “A Luciana deu atenção para isso e levou para a Assembleia, fazendo o assunto voltar à tona e voltar a ser debatido”, afirmou a ativista. O promotor se comprometeu a participar da audiência pública e a levar os biólogos do Ministério Público ao local para vistoriar a situação.

Veja mais imagens da visita: