| Assistência Social | coronavírus

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) apresentou na terça-feira, dia 13 de abril, um projeto de lei (PL 87/2021) para que as trabalhadoras e os trabalhadores da assistência social entrem na lista de prioridades na vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Sul. A lista, que elenca 29 categorias como prioritárias, exclui os trabalhadores e trabalhadoras da assistência social. Para denunciar esta invisibilização, neste dia 14 diversas entidades estão convocando um “Dia de Luta pela inclusão das/os trabalhadoras/es do SUAS no plano de vacinação do RS”. Há também uma mobilização nacional para que o Ministério da Saúde coloque esta categoria na lista de prioridades. 

O SUAS é como é conhecido o Sistema Único de Assistência Social no país, reúne as trabalhadoras e os trabalhadores de toda a rede municipal, estadual e federal de assistência. “Essa categoria nunca parou na pandemia e seguiu na linha de frente atendendo a população mais vulnerável. São os trabalhadores do SUAS que fazem chegar lá na ponta as políticas de assistência, ainda mais necessárias em tempos de crise”, disse Luciana Genro.

Recentemente, um estudo do British Medical Journal, publicado no jornal Zero Hora, demonstra que, depois dos profissionais da saúde, os trabalhadores da assistência social são a categoria mais vulnerável ao coronavírus. De acordo com o projeto de Luciana, são considerados trabalhadores da assistência social “aquele que, quando da publicação desta Lei, estiver atuando na rede socioassistencial de Proteção Social Básica e nas redes socioassistenciais de Proteção Social Especial de média e alta complexidade, seja ele concursado, terceirizado ou vinculado à alguma das redes socioassistenciais parcerizadas”.

O movimento por “Vacina SUAS já” realiza uma live às 18h30 nesta quarta-feira. A mobilização é articulada pelos conselhos regionais de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, pela Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, pelo Fórum Nacional dos Usuários do SUAS (FNU-SUAS), pelo Fórum de Assistência Social Não Governamental/RS, e pelo Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS do Rio Grande do Sul (Fetsuas/RS).