Imagem: Google Street View
Imagem: Google Street View

| Mobilidade Urbana | Trânsito e transporte

Após receber relatos de moradores da região das Missões a respeito da diminuição da frequência de ônibus por parte da empresa Reunidas S.A., a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício ao presidente da empresa solicitando que os horários das linhas sejam retomados.

O ofício diz respeito ao trecho entre as cidades de Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga da linha ‘Vacaria – Uruguaiana’, que interliga os dois municípios vizinhos, dentre os quais a distância é de 33km. Atualmente, são somente duas opções de ônibus de São Luiz Gonzaga para Santo Antônio das Missões – 15h30 e 19h05 – e, no caminho inverso, apenas às 09h50 e 15h30. Os moradores informaram ao mandato que, anteriormente, havia a opção São Luiz Gonzaga x Santo Antônio às 11h e às 17h30, e Santo Antônio x São Luiz Gonzaga às 07h40.

Muitos habitantes de Santo Antônio, que conta com população de cerca de 10 mil pessoas, deslocam-se para São Luiz Gonzaga diariamente para trabalhar, o que torna extremamente prejudicial a redução de linhas. Diversas empresas e fábricas, além do hospital e da universidade mais próximos, estão localizados em São Luiz Gonzaga, cidade de 33 mil habitantes.

Considerando a necessidade dos passageiros de se deslocarem de uma cidade para a outra em mais horários durante o dia, Luciana Genro sugere à empresa que seja avaliada a retomada dos horários anteriormente oferecidos, em especial os das 7h40 com origem em Santo Antônio das Missões e das 17h30 com origem em São Luiz Gonzaga. Estes dois horários são fundamentais para trabalhadores se deslocarem de uma cidade para a outra.

“A pandemia piorou muito a situação do transporte público para os usuários. Recebemos denúncias de várias regiões e estamos atuando, pois as empresas e o poder público precisam garantir as condições de mobilidade da população e a segurança sanitária para isso”, disse a deputada.


Confira o ofício na íntegra: