| América Latina | feminicídios | Notícias

O 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, desde 1992 uma data para nos lembrar da luta diária das mulheres negras que fortalecem a resistência contra o machismo e contra o racismo estrutural.

A data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola, rainha e chefe de Estado no século XVIII.

Leia mais:
Especial: nosso trabalho na pandemia
Artigo: as mulheres e a pandemia
Parlamentares do PSOL apresentam estudo apontando subnotificação de mortes por Covid-19 no RS

Mesmo depois de tanto tempo, ainda há a falta de garantia de direitos para negras e negras e políticas de reparação histórica da população negra no mundo todo.

No Brasil, na América Latina e no Caribe a situação também é crítica. Quinze dos 25 países com os maiores índices de feminicídio do mundo estão na América Latina. O Brasil é o líder desse ranking.

Outro dado preocupante, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, levantou que
89 de 351 mulheres latino-americanas e caribenhas entrevistadas de 2015 a 2019, sofreram algum tipo de violência institucional no Brasil.

Que o 25 de julho marque também a defesa das religiões de matriz africana, as manifestações contra a retirada de direitos e precarização do trabalho, às péssimas condições de acesso aos serviços de saúde, pelo fim do genocídio da juventude negra e da periferia e pela melhoria e igualdade salarial para as mulheres negras!